Mirella Costa

Na ‘guerra’ diária contra o mosquito da dengue, Zoonoses da Prefeitura de Nova Odessa ‘convoca’ a população

Na guerra diária contra os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue e de outras doenças, o Setor de Zoonoses da Saúde Municipal de Nova Odessa está novamente “convocando” seu aliado mais importante: a própria população. Isto porque de 80% a 90% dos criadouros das larvas do mosquito – ou seja, qualquer objeto, reservatório ou superfície que acumule água – são encontrados pelos agentes no interior dos quintais e imóveis particulares.

A equipe segue fazendo a sua parte diariamente – e com maior intensidade até que no mesmo período de 2024. Os agentes de Endemias e de Saúde do Município mantêm de forma ininterrupta o combate ao mosquito. De segunda a sexta-feira, os profissionais realizam o trabalho de visitação casa a casa, de bairro em bairro, bem como a “busca ativa” por criadouros e pacientes sintomáticos na vizinhança de moradores “positivados” para a doença.

Aos sábados, toda essa ação é reforçada ainda com os “mutirões” da Zoonoses recolhendo materiais de áreas críticas para o risco da presença do mosquito – porque, afinal, “onde tem o Aedes tem dengue”.

Os números divulgados nesta segunda-feira (17/02) pela Zoonoses não mentem. Ao longo de todo o ano passado, foram realizadas nada menos que 75.449 ações de combate ao Aedes pelo setor. E somente nos primeiros 45 dias de 2025, já foram mais 5.127 ações contra o mosquito da dengue. Apenas no mês de janeiro de 2024, haviam sido realizadas 3.638 por Zoonoses. Já em janeiro deste ano, foram 4.324 ações – um incremento de quase 19%.

E desde o início deste ano, a Prefeitura vem reforçando todo esse trabalho da Zoonoses através da mobilização de outras equipes para as ações da Campanha “Nova Odessa Cidade Limpa”, de limpeza e zeladoria urbana, visando remover materiais inservíveis descartados irregularmente por populares em vias públicas e áreas verdes.

CASOS E VACINA

Como acontece em toda a região, em função do calor e das chuvas intensas das últimas semanas, o número de casos positivos de dengue segue crescendo em Nova Odessa. “Devemos ter um mês de fevereiro muito próximo ao de 2024, então é muito importante que o trabalho de eliminar os criadouros do mosquito continue intenso”, apontou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Paula Mestriner.

Segundo a estatística, de 1º de janeiro a 16 de fevereiro deste ano, a cidade já registra 90 casos positivos – número que ainda pode aumentar conforme forem chegando novas notificações com datas retroativas. No mesmo período do ano passado, foram 127 casos positivos. Não há óbitos pela doença neste ano em Nova Odessa. Ano passado, a dengue causou 4 mortes na cidade.

Sobre as notícias recentes da ampliação da vacinação contra a dengue, ela explicou que, “embora o Ministério da Saúde tenha ampliado as idades nos casos em que a vacina estiver próxima do vencimento, recebemos orientações para aguardar o Informe Técnico do Estado de São Paulo. Então ainda aguardamos a orientação de como o Estado irá se organizar”.

Foto: Prefeitura de Nova Odessa

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

3 jul 2025

Em um marco significativo para a saúde pública de Americana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dona Rosa, na região

Saúde

3 jul 2025

O ambiente da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana ganhou um clima especial nesta quinta-feira (3), com

Saúde

27 jun 2025

O Espaço TEA, mantido pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a oficina “Cuidar de Quem

Saúde

27 jun 2025

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já realizou 3.895 atendimentos no mutirão de cirurgias eletivas,

Saúde

26 jun 2025

Com a queda das temperaturas, o inverno exige atenção redobrada com a saúde, especialmente do coração. O cardiologista e diretor

Saúde

24 jun 2025

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, entregou a revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Walter Jorge Paulo”, no

Anunciar ou recomendar matéria