Últimas Notícias

Americana agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro 2022

- Advertisement -

“A cidade está agora habilitada a receber recursos para engenharia de infraestrutura e cursos de qualificação profissional por meio do Ministério do Turismo”, destaca Marcia Gonzaga Faria, secretária de Cultura e Turismo”

Americana foi homologada no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro 2022 (SISMAPA), instrumento do Ministério do Turismo que identifica as necessidades de investimento e as ações de promoção de cada região turística do país. A certificação foi publicada nesta terça-feira (19) no Diário Oficial do município.

A listagem é atualizada anualmente para garantir a eficiência dos recursos e das ações para o desenvolvimento do setor. “O certificado representa o reconhecimento da adoção de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento da economia do setor turístico. A cidade está agora habilitada a receber recursos para engenharia de infraestrutura e cursos de qualificação profissional por meio do Ministério do Turismo”, destaca Marcia Gonzaga Faria, secretária de Cultura e Turismo.

- Advertisement -

Para participar, Americana teve que atender a uma série de requisitos, como ter um órgão responsável pelo turismo, com dotação orçamentária; as empresas ligadas ao turismo deveriam estar cadastradas no Cadastur – o cadastro de prestadores de serviços turísticos; e ainda comprovar a existência de um conselho atuante e de uma governança regional de turismo.

Entre os pontos turísticos da cidade, estão a Basílica Santo Antônio de Pádua, a Estação Cultura de Americana, o Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carrol Meneghell”, o Mercado Municipal, as praias Azul e dos Namorados, o Teatro Municipal “Lulu Benencase” e o Parque Ecológico “Eng. Cid Almeida Franco”.

Americana faz parte do Circuito Bem Viver, composta por nove municípios, dos quais Campinas, Elias Fausto, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré já estão inseridas no programa do governo federal. As cidades de Nova Odessa, Capivari, Monte Mor e Hortolândia estão encaminhando a documentação exigida e a expectativa dos gestores do turismo regional é de que todas as cidades do Circuito Bem Viver integrem o mapa futuramente.

- Advertisement -

Latest Posts

Mais Lidas