Um recente relatório elaborado pela Berkshire Hathaway Travel Protection em parceria com a revista Forbes revelou que o Brasil conquistou a 15ª posição no ranking dos países mais seguros para visitar. O estudo analisou dados de 1702 viajantes que responderam a uma série de perguntas, tendo em mente suas experiências nos últimos cinco anos.
Em uma impressionante ascensão, o Brasil subiu 27 posições em relação a 2022, quando ocupava a 42ª posição no mesmo ranking. O aumento na classificação é atribuído a diversos fatores, incluindo melhorias na segurança geral, infraestrutura, situação de saúde, assim como a segurança de mulheres e minorias.
Os critérios de avaliação abrangeram uma gama de aspectos, como riscos para o terrorismo, qualidade da infraestrutura, condições de saúde no país, além da segurança de mulheres e minorias. Os resultados indicam que o Brasil tem feito progressos significativos em áreas-chave que influenciam a segurança dos visitantes.
O topo do ranking foi ocupado pelo Canadá, seguido por Suíça, Noruega, Irlanda, Países Baixos, Reino Unido, Portugal, Dinamarca, Islândia, Austrália, Nova Zelândia, Japão, França, Espanha, e Brasil.
É digno de nota que o Brasil superou na classificação países reconhecidos por sua estabilidade e segurança, incluindo Suécia, Alemanha e Itália.
No entanto, apesar do sucesso do país na classificação geral, nenhuma cidade brasileira conseguiu garantir um lugar no top 15 de cidades mais seguras. A liderança nesse quesito ficou com Honolulu, nos Estados Unidos, seguida por Montreal (Canadá), Reykjavik (Islândia), Sydney (Austrália) e Amsterdã (Holanda).