Bolsonaro diz que ‘bota a cara no fogo’ por ministro suspeito de priorizar amigos de pastor

Milton Ribeiro é alvo de investigação por suposto favorecimento na liberação de recursos para prefeituras por meio da intermediação de dois pastores

O presidente Jair Bolsonaro defendeu o ministro da Educação, Milton Ribeiro, na noite desta quinta-feira (24), durante sua live semanal nas redes sociais.

“[Sobre] o Milton, coisa rara eu falar aqui: eu boto minha cara toda no fogo pelo Milton. Estão fazendo uma covardia com ele”, afirmou.

Milton Ribeiro é alvo de investigação por suposto favorecimento na liberação de recursos para prefeituras por meio da intermediação de dois pastores. Os religiosos também são alvo do inquérito que foi aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). 

Na segunda-feira (21), uma reportagem divulgou um áudio em que o ministro diz favorecer, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, prefeituras de municípios ligados a dois pastores.

Desdobramentos

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia autorizou nesta quinta (24) a abertura de inquérito para investigar o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Ontem (23), o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao STF a abertura da investigação, após a publicação de matérias na imprensa sobre suposto favorecimento na liberação de recursos para prefeituras de municípios por meio da intermediação de dois pastores. Ambos também são alvo do inquérito.

Na decisão, a ministra também autorizou a oitiva dos citados e de cinco prefeitos.

Em nota divulgada à imprensa após a divulgação do áudio, Milton Ribeiro disse não haver nenhum tipo de favorecimento na distribuição de verbas da pasta. Segundo o ministro, a alocação de recursos federais segue a legislação orçamentária.

“Não há nenhuma possibilidade de o ministro determinar alocação de recursos para favorecer ou desfavorecer qualquer município ou estado”, disse o ministro na nota.

Mais cedo, a Procuradoria da República no Distrito Federal decidiu a apurar o caso na esfera cível. Ontem, o Tribunal de Contas de União (TCU) decidiu que vai realizar uma fiscalização extraordinária no Ministério da Educação.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

7 out 2026

Grupo terá 180 dias para apresentar relatório com propostas de prevenção e enfrentamento dos alagamentos A Câmara de Americana aprovou

Política

6 out 2026

Reconhecimento destaca a contribuição de profissionais para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico do município A Câmara Municipal

Política

2 out 2026

O candidato a deputado estadual Franco Sardelli (PL) chega ao encerramento da campanha com apoios de lideranças regionais, estaduais e

Política

2 out 2026

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo emitiu parecer favorável à aprovação das contas anuais da Prefeitura de

Política

1 out 2026

O candidato a deputado estadual Franco Sardelli (PL), de Americana, aparece entre os nomes considerados de alto potencial eleitoral em

Política

30 set 2026

A região de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa chega à última semana das eleições de 2026 tentando recuperar

Anunciar ou recomendar matéria