Câmara de Americana vota moção de repúdio contra Flamengo por uso de fogos em campeonato infantil

Vereadora Roberta Lima afirma que explosões durante final de torneio de crianças representam mau exemplo e defende punição ao clube

Foto: Câmara Municipal de Americana

A Câmara Municipal de Americana vota nesta terça-feira (7) uma moção de repúdio contra o Flamengo Futebol Clube de Americana em razão da utilização de fogos de artifício com estampido durante a final de um campeonato de futebol infantil realizada no último dia 1º de julho. A iniciativa é de autoria da vereadora Roberta Lima, que critica a postura da diretoria do clube e pede que o caso seja apurado, com aplicação de multa ou outra punição cabível.

Segundo a parlamentar, a realização da queima de fogos em um evento voltado a crianças transmite uma mensagem equivocada e desconsidera os impactos que esse tipo de artefato pode causar. Roberta destaca que os estampidos podem provocar medo, desconforto e até crises de ansiedade em crianças, idosos, pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e animais.

Na justificativa da moção, a vereadora afirma que o episódio representa um mau exemplo para os jovens atletas e para o público presente, defendendo que entidades esportivas devem incentivar práticas que promovam segurança, inclusão e respeito à comunidade.

Além do repúdio formal, Roberta Lima solicita que os órgãos competentes avaliem a adoção de medidas administrativas contra o clube, incluindo eventual aplicação de multa, caso sejam constatadas irregularidades relacionadas ao uso de fogos de artifício com estampido.

A moção integra a pauta da 25ª sessão ordinária da Câmara de Americana, que reúne ainda projetos de lei, requerimentos e outras homenagens. Se aprovada, a manifestação será encaminhada oficialmente ao Flamengo Futebol Clube de Americana, registrando o posicionamento do Legislativo municipal sobre o episódio.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

24 ago 2026

O candidato a deputado estadual Franco Sardelli (PL) realizou no domingo, 23/08, um encontro com lideranças políticas de Nova Odessa.

Política

21 ago 2026

O candidato a deputado federal Denis Andia tem realizado visitas e caminhadas em Santa Bárbara d’Oeste e região, fortalecendo o

Política

21 ago 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Administração, está com 28 vagas de estágio abertas em diversas áreas,

Política

18 ago 2026

Vereadores aprovaram cinco projetos de lei, 32 requerimentos e nove moções; pauta também contou com 403 indicações encaminhadas ao Executivo

Política

16 ago 2026

Denis Andia, candidato a deputado federal, participou neste domingo (16) do adesivaço que marcou a abertura oficial de sua campanha

Política

15 ago 2026

O candidato a deputado federal Denis Andia desponta como opção competitiva para a região voltar a ser representada em Brasília.

Anunciar ou recomendar matéria