Com a proximidade da Eleições 2022, cada vez mais institutos fazem pesquisas sobre a intenção de votos para o cargo máximo da política brasileira.
Na manhã de quarta-feira (11), o instituto Genial/Quaest publicou resultado da mais recente pesquisa sobre a corrida eleitoral ao cargo de Presidente da República. Nele, Luis Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança, com 46% das intenções de voto.
De acordo com o levantamento, Lula subiu dois pontos percentuais na intenção de votos se comparado há um mês. Jair Bolsonaro (PL), atual presidente, segue com a mesma porcentagem de antes: 29%.
Primeiro Turno
Na pesquisa, o entrevistado recebeu uma lista com o nome de todos os pré-candidatos para escolher. No ranking, os três primeiros colocados da pesquisa foram: Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes (PDT). Confira o resultado abaixo:
Luis Inácio Lula da Silva (PT) – 46%
Jair Bolsonaro (PL) – 29%
Ciro Gomes (PDT) – 7%
João Dória (PSDB) – 3%
André Janones (Avante) – 3%
Simone Tebet (MDB) – 1%
Felipe D’Avila (Novo) – 1%
Demais nomes que não aparecem acima são de pré-candidatos que não chegaram a pontuar 1%.
Segundo Turno
O instituto também levou em conta projeções para o segundo turno das eleições. Os resultados apontam que, se a eleição fosse hoje, Lula ganharia de todos os competidores. Contra Bolsonaro, o petista abriu 20 pontos de vantagem. Confira os números:
Lula x Bolsonaro
Lula (PT) – 54%
Bolsonaro (PL) – 34%
Branco ou nulo – 9%
Lula x Ciro Gomes
Lula (PT) – 53%
Ciro Gomes (PDT) – 24%
Branco ou nulo – 21%
Metodologia
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 5 a 8 de maio. A coleta dos dados foi realizada de modo presencial.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais.
Chapa Lula / Alckmin
No último domingo (08), o Partido dos Trabalhadores realizou encontro em um hotel da zona sul de São Paulo para oficializar a pré-campanha de Lula ao Planalto. No mesmo evento, o ex-Governador de SP, Geraldo Alckmin (PSB) foi confirmado como pré-candidato à vice-presidente.
A chapa une dois adversários históricos na política nacional. Nas últimas eleições, Alckmin (a frente do PSDB) pleiteou o cargo de presidente contra Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (na época, PSL), e ficou de fora da disputa do segundo turno, que culminou no conforto entre Haddad e Bolsonaro.
Foto: Ricardo Stuckert