Redação Jornal Americanense

Manuela Possente: 10 dúvidas comuns sobre cuidados com a pele

Quando o assunto são cuidados com a pele, existem algumas dicas que são de conhecimento geral. Mas será que é possível confiar em todo esse conhecimento popular?

Trouxemos neste post os principais questionamentos de pacientes quanto aos cuidados com a pele. Veja abaixo:

1 – O protetor solar deve ser usado todos os dias?
Verdade. A exposição aos raios solares é a principal causa de envelhecimento precoce da pele. Além disso, a exposição prolongada pode levar ao câncer de pele. Isso sem falar nas manchas, descamação e ressecamento. Para evitar tudo isso, é preciso passar protetor solar, mesmo em dias nublados. Veja com seu dermatologista qual é o fator de proteção indicado para o seu tipo de pele.

2 – O verão aumenta oleosidade da pele?
O calor estimula a oleosidade e é comum que em dias mais quentes as glândulas sebáceas produzam mais sebo do que o normal. No verão, principalmente, a pele está sempre com um aspecto mais brilhoso e pesado do que nas estações mais frias do ano. Não à toa que se costuma muito ouvir que a pele fica mais bonita no inverno, quando as temperaturas geralmente estão mais baixas e as glândulas não costumam produzir tanta gordura.

3 – Noites bem dormidas ajudam a ter uma pele mais bonita?
Verdade. É durante o sono que as células da pele se regeneram e que o pH é restabelecido. O ideal é que sejam respeitadas as horas mínimas que o seu corpo precisa para descansar (em geral, oito horas por dia). Isso é muito importante para manter a pele hidratada, brilhante e sem olheiras.

4 – Pele oleosa não precisa de hidratante?
Mito. Hoje em dia, existem produtos exclusivamente voltados para pessoas com maior oleosidade na pele. Esses produtos hidratam e ainda têm efeito mate, que confere aspecto seco à pele. Procure por produtos oil free, e prefira gel no lugar de cremes.

5 – Quem tem pele oleosa pode usar maquiagem todos os dias?
Verdade. Antigamente, os itens de beleza bloqueavam os poros e não deixavam a pele respirar propriamente. Hoje em dia, no entanto, já existem tecnologias avançadas que permitem que até mesmo pessoas com pele oleosa possam fazer uso de maquiagem diariamente.

6 – Cremes anti-idade somente podem ser usados após os 30 anos?
Mito. Quanto mais cedo começam os cuidados com a pele, melhor. O protetor solar, por exemplo, deve ser usado desde sempre. Cremes anti-idade podem ser usados a partir dos 20 anos. Converse com seu dermatologista e procure produtos específicos para sua faixa etária.

7 – A alimentação interfere na saúde da pele?
Verdade. A pele é resultado da sua alimentação. Os nutrientes que estão presentes no corpo vão nutrindo sua pele. Portanto, se a alimentação não é saudável, a pele não terá acesso a esses nutrientes que poderiam deixá-la muito mais bonita, macia e com viço. Para se ter uma pele bonita e hidratada nada melhor do que aproveitar os alimentos considerados mais leves. A alimentação mais saudável para a pele é aquela balanceada, rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esse alimentos contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino.

8 – Banhos muito quentes fazem mal para a pele?
Verdade. A água quente retira parte da barreira protetora da pele. Isso promove o ressecamento e, ao longo do tempo, a derme fica com aspecto craquelado, proporcionando coceira após o banho e até o surgimento de placas vermelhas. No rosto o processo é o mesmo, porém, as glândulas sebáceas produzem maior quantidade de sebo, pois entendem que a pele está desprotegida.

9 – Quanto mais esfoliar a pele ela fica melhor?
Mito. A esfoliação é um processo de remoção das células desvitalizadas da camada superficial da pele, que se acumulam diariamente, deixando a aparência opaca e sem viço. Ela pode ser feita em qualquer parte do corpo, ou seja, dos pés ao rosto, porém com cuidados específicos para cada área.
Mas, quando a esfoliação é feita em excesso, ela irá estimular a produção de óleo na pele, o que não é bom.

10 – O protetor solar aumenta a oleosidade da pele?
Mito. Não há relação alguma entre a oleosidade excessiva produzida pelo corpo com o uso do protetor do solar. Existe esse mito porque filtros solares também são hidratantes, e acredita-se que pele oleosa não precisa de hidratação. As pessoas estão projetando a culpa da oleosidade da pele no protetor solar, quando na verdade o problema está nela mesmo.

Gostou da abordagem do tema dessa semana? Quer esclarecer mais dúvidas sobre mitos e verdades sobre a pele? Agende uma consulta e se informe mais sobre o assunto.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

23 dez 2024

Entre 25 de junho, data da inauguração da nova Maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, e a tarde de

Saúde

19 dez 2024

O governo russo anunciou esta semana que desenvolveu uma vacina contra o câncer. A previsão é que o imunizante comece

Saúde

18 dez 2024

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, promove a campanha Sangue Ação neste sábado (21),

Saúde

14 dez 2024

Pacientes da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana ganharam, nesta sexta-feira (13), um kit com

Saúde

12 dez 2024

As obras da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do Antônio Zanaga chegaram, nesta quarta-feira (11), ao início da instalação

Saúde

10 dez 2024

Novos dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil está próximo de alcançar a meta de vacinação contra o

Anunciar ou recomendar matéria