Fernando Collor pode ser condenado a 33 anos de prisão por esquema de corrupção

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (17) para condenar o ex-senador Fernando Collor a 33 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O ministro também fixou pagamento de R$ 20 milhões por danos morais coletivos.

Fachin é o relator da ação penal que vai definir se Collor será condenado pelo tribunal em um processo oriundo da Operação Lava Jato. O julgamento foi suspenso para o intervalo e será retomado para a manifestação dos demais ministros.

Collor poderá recorrer em liberdade se a condenação for confirmada pelos demais ministros. 

Em complemento ao voto que começou a ser lido na quinta-feira (11), Fachin acrescentou que Collor, como antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras e investigada na Lava Jato. 

“Collor recebeu vantagem indevida no valor de R$ 20 milhões como contraprestação à facilitação da contratação da UTC Engenharia para construção de dois tanques de óleo diesel e um cais flutuante no terminal de combustível de Manaus, na base de distribuição de Cacaraí, em Roraima, e na base de distribuição de combustíveis de Oriximiná, no Pará”, afirmou o relator.

A Corte julga uma ação penal aberta em agosto de 2017. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-presidente da República teria recebido propina pela influência política na BR Distribuidora. Os crimes teriam ocorrido entre 2010 e 2014.

Defesa

O advogado Marcelo Bessa pediu a absolvição de Collor. O defensor afirmou que as acusações da PGR estão baseadas em depoimentos de delação premiada e não foram apresentadas provas para incriminar o ex-senador.

Bessa também negou que o ex-parlamentar tenha sido responsável pela indicação de diretores da empresa. Segundo ele, os delatores acusaram Collor com base em comentários de terceiros.

“Não há nenhuma prova idônea que corrobore essa versão do Ministério Público. Se tem aqui uma versão posta, única e exclusivamente, por colaboradores premiados, que não dizem que a arrecadação desses valores teria relação com Collor ou com suposta intermediação desse contrato de embandeiramento”, afirmou.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Política

27 ago 2025

Americana completa 150 anos neste dia 27 de agosto. Para celebrar a data, o JA entrevistou o prefeito Chico Sardelli

Política

13 ago 2025

A Câmara Municipal de Americana aprovou, em discussão única, o projeto de decreto legislativo nº 20/2025, que valida as contas

Política

13 ago 2025

A Prefeitura de Americana fará parte de um grupo de trabalho com as prefeituras de Paulínia e Cosmópolis para levantamento

Política

6 ago 2025

O vereador Fernando da Farmácia (PSD) acompanhou nesta quarta-feira (6) as obras de implantação de uma rotatória no cruzamento das

Política

6 ago 2025

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) absolveu, por unanimidade, o vice-prefeito de Hortolândia, Cafu César (PSB), em julgamento realizado nesta terça-feira

Mundo, Política

30 jul 2025

Nesta quarta-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40%

Anunciar ou recomendar matéria