Redação Jornal Americanense

Americana vai ganhar novo serviço de acolhimento para crianças e adolescentes

O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta terça-feira (29) no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, a parceria de cooperação com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Brazilian Kids Care para a execução do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes. Chico esteve ao lado do vice Odir Demarchi e da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes. Também participaram do evento o presidente da Associação, Reinhard Fritz Hirtler, o juiz de Direito da Infância e Juventude, Dr. Wendell Lopes Barbosa de Souza, e a promotora de Justiça da Infância e Juventude, doutora Renata Calazans Nasraui.

O acolhimento será realizado para até 20 crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 17 anos, 11 meses e 29 dias, residentes no município de Americana, sem transferência direta de recursos financeiros públicos. A previsão é iniciar o atendimento em Americana no mês de outubro, sendo realizado até março de 2025. A parceria teve a intermediação da secretária de Assistência Social, Juliani Munhoz Fernandes, do empresário Gabriel Sacilotto, o Pituco, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.

“É extremamente importante para Americana este serviço para o atendimento e proteção integral das crianças e adolescentes com vínculos familiares rompidos ou fragilizados. Temos na cidade dois serviços de Organizações da Sociedade Civil, sediadas no município, mas já estão com a capacidade de vagas esgotadas. A Brazilian Kids Care tem experiência e presta este serviço em outras regiões do Brasil. O acolhimento institucional será desenvolvido por 20 meses, com recursos da própria Associação. Nosso profundo agradecimento ao Reinhard e toda a sua equipe por escolher Americana para formalizar esta parceria e ao Gabriel Sacilotto pelo apoio. Vamos cuidar da área social para que tenhamos uma vida melhor para todos. Gratidão a todas as entidades”, disse o prefeito Chico Sardelli.

O presidente da Associação contou como iniciou o trabalho em prol das crianças e adolescentes no Brasil. “Quando vi a realidade das crianças no Brasil, destruiu meu coração. Eu e minha esposa Debra tivemos a ideia desta ação. Deus é Justiça e as crianças merecem justiça e vão saber que Deus nunca as abandonará. As crianças não conseguem se defender, mas Deus defende as crianças para que se tornem homens e mulheres que irão transformar outras vidas também”, disse Reinhard.

O vice Odir destacou a união e o esforço de todos para a realização de parcerias em prol das crianças e dos adolescentes. “A união da Secretaria de Assistência Social, dos Poderes, das entidades, torna possível a viabilização de grandes ações por Americana. Não vamos admitir que nenhuma criança fique desassistida. Nossas responsabilidades estão sendo cumpridas, vencendo os desafios e buscando cada vez mais melhorias para a cidade”, disse Odir.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, ressaltou mais uma parceria para assegurar o atendimento às crianças e adolescentes do município. “Este é um momento muito aguardado. Americana ganha um novo acolhimento para crianças e adolescentes e mais uma entidade que se une em prol de Americana. O atendimento à criança e ao adolescente é prioridade da gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi. Esta ação de hoje reforça esta prestação do serviço de atendimento na cidade e é muito importante para a garantia de direitos da criança e do adolescente, visando a execução de Serviço de Proteção Social Especial, dentro da Política Nacional de Assistência Social”, disse Juliani.

A promotora de Justiça da Infância e Juventude, Renata Calazans Nasraui, falou dos desafios pelos quais Americana passou e da transformação positiva nos últimos anos. “Cheguei em Americana há quase nove anos, em novembro de 2014, um período político delicado para a cidade. Americana foi se transformando positivamente com novos serviços, ações, políticas públicas de atendimento. Hoje estamos necessitando de mais atendimento porque a nossa rede de apoio e proteção também cresceu e os acolhimentos são maiores porque temos mais olhares para nossas crianças e adolescentes. A forma com que cuidamos deles hoje é como eles serão no futuro”, disse a promotora. 

“Somos uma equipe, Judiciário, Ministério Público e toda a rede de cuidados para crianças e adolescentes. Presenciamos a situação aflitiva no período pós-pandêmico. Parabenizo a todos, prefeitura, entidades que já fazem o acolhimento e o novo serviço que será incrementado com a parceria da Associação”, disse o juiz da Infância e Juventude, Wendell Lopes Barbosa de Souza.

“É um momento muito feliz para a cidade, minha carreira e para minha família poder concretizar este sonho. Agradeço a oportunidade de retribuir para a cidade de Americana e compartilhar este projeto neste momento especial para minha vida. Obrigado ao prefeito Chico Sardelli, vice Odir, toda a equipe da Assistência Social da Associação e ao Reinhard”, disse Gabriel Sacilotto.

Participaram da assinatura do termo de cooperação os secretários de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, de Comunicação e Tecnologia da informação, Leon Botão, o presidente da Fusame, Fábio Beretta Rossi, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mariana Zimermann, a Coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria, Maria Clara dos Santos Graciano, os vereadores Miguel Pires, Marcos Caetano e Thiago Martins, representantes da COASSEJE, da AAMA, entre outros convidados.

Acolhimento Institucional

Existem na cidade o abrigo institucional prestado pela AAMA – Associação Americanense de Acolhimento (Rua Paulo Setúbal, 200 – Vila Santa Inês) atendendo cerca de 20 crianças e adolescentes e a COASSEJE – Casa de Orientação e Assistência Social Seareiros de Jesus (Rua Sergipe, 35 – Jardim Colina) que atende até 20 crianças e adolescentes. Na modalidade “Família Acolhedora”, o município conta com a APAM- Associação de Promoção e Assistência de Americana (Rua dos Urais, 170 – Jardim Alvorada), para o atendimento de até 20 crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Americana mantém parcerias com diversas instituições na prestação de serviços, projetos e programas sociais e os investimentos foram reforçados nos últimos anos. Em 2023, serão mais de R$ 12,2 milhões em ações para atender quem mais precisa. Em 2021, foram mais de R$ 7,5 milhões. Um aumento de 63% no valor repassado às entidades e organizações parceiras, com ampliação de vagas e serviços à população.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

13 mar 2025

A SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural) realizou na terça-feira (11) uma operação de fiscalização do transporte escolar

Cidades

13 mar 2025

Equipes da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste atuam em diversas frentes com serviços de zeladoria. Manutenção de bocas de lobo,

Cidades

13 mar 2025

A Faculdade de Americana (FAM) dá um novo passo rumo à inovação com a implementação da Inteligência Artificial (IA) em

Cidades

12 mar 2025

O Projeto Adote um Pet realiza sua primeira edição de março nesta quarta-feira, dia 12, oferecendo uma nova oportunidade para

Cidades

12 mar 2025

A Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social realiza ação itinerante da Central de Cadastro Único nesta semana nas

Cidades

11 mar 2025

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está com

Anunciar ou recomendar matéria