“Tubo de Poesia” chega às recepções do HM, Unacon e UPA São José

Um novo projeto de humanização foi lançado nesta quarta-feira (30) no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, na Unacon (Centro de Oncologia de Americana) e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José. É o “Tubo de Poesia”, brinde entregue aos pacientes que aguardam atendimento nas unidades administradas pela Santa Casa de Chavantes por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura.

O “Tubo de Poesia” é constituído por uma poesia impressa em papel, enrolada como um pergaminho e embalada num tubete de acrílico transparente com tampa.  

O objetivo do projeto é oferecer aos pacientes um souvenir de boas-vindas, capaz de promover entretenimento cultural e reflexão.  

O ato do acolhimento nas recepções dos hospitais é um momento delicado, que requer atenção e cuidados especiais, analisa Rômulo Santana, gerente de Relações Institucionais da Chavantes. “Isso porque o paciente está à procura de uma solução para o seu problema de saúde e, eventualmente, se irrita com o tempo de espera, mesmo que essa espera esteja em total conformidade com as diretrizes”, analisa. “Nesse contexto, o Tubo de Poesia é uma ação que, ao gerar um momento de entretenimento e gentileza, estimula a melhoria do relacionamento entre pacientes, a instituição e as nossas equipes de profissionais de saúde. O projeto vai atuar como um agente anímico, um facilitador para o início do atendimento”, destaca Santana.  

“Uma excelente iniciativa, pois trata-se de um projeto que irá proporcionar aos pacientes momentos de reflexão e serenidade, apaziguar os conflitos internos pela situação vivenciada no ambiente hospitalar. Isso demonstra o nosso compromisso por um atendimento qualificado, acolhedor e humanizado”, destacou o secretário de Saúde de Americana,  Danilo Carvalho Oliveira.


Poesias selecionadas e abordagem
Para o projeto – desenvolvido pelo setor de Comunicação da Chavantes – foram selecionadas poesias célebres de nomes como Cecília Meirelles, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Cora Coralina, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Olavo Bilac, Adélia Prado, Patativa do Assaré e outros.

Nas recepções, os pacientes são abordados com a seguinte pergunta: “Você aceita uma poesia enquanto aguarda o seu atendimento?”.  
 
“Isso era tudo o que eu precisava para hoje”, disse Janete dos Santos Albabe, após ganhar o brinde e ler o poema “Arte de Amar”, de Manuel Bandeira. “Essa mensagem é algo que eu vou levar como um cuidado de Deus. Uma pequena palavra faz a diferença”, acrescentou a paciente que aguardava atendimento no HM.

Weliton Pontes, paciente da Unacon, também ganhou um Tudo de Poesia na manhã desta quarta. “Muito boa essa iniciativa, é boa porque faz a gente refletir e tirar o foco da preocupação”, contou. “As coisas mais lindas que existem, a gente não pode tocar, devemos sentir”, disse, fazendo menção ao poema “A coisa mais linda do mundo”.

“Esse projeto vai facilitar as ações de atendimento e assistência, melhorar o relacionamento entre pacientes e colaboradores, estimular a memória afetiva dos pacientes, promover o protagonismo do paciente e deixar o ambiente de trabalho mais saudável”, lista Rômulo Santana.

A entrega do “Tubo de Poesia” será feita uma vez por semana, contemplando os pacientes das três unidades de saúde do município geridas pela Santa Casa de Chavantes (HM, Unacon e UPA São José).

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Saúde

15 jan 2026

Uma equipe médica da Rússia realizou, nesta quinta-feira (15), a remoção de um tumor gorduroso de 59,62 quilos, quase 60

Saúde

15 jan 2026

Uma ambulância da rede municipal de Santa Bárbara d’Oeste quebrou na tarde desta terça-feira (13) na SP-310, a Rodovia Washington

Saúde

14 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, que salvou familiares durante um incêndio em Cascavel, apresentou nova melhora no quadro

Saúde

13 jan 2026

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, recebeu nesta sexta-feira (9) cinco novas cadeiras de rodas e cinco cadeiras

Saúde

9 jan 2026

O bebê Saulo emocionou profissionais de saúde e familiares ao deixar o hospital vestido de super-herói, após oito meses de

Anunciar ou recomendar matéria