Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Jussania Oliveira: Por que às vezes não chegamos ao orgasmo?

E eis que chegamos à terceira fase da resposta sexual humana: o orgasmo.

Como já explicado a vocês, a resposta sexual humana é composta de três fases: desejo, excitação e orgasmo.

E por que pergunto se você tem orgasmo? Por incrível que pareça, muitas mulheres não conseguem identificar se aquilo que sentem realmente se trata de orgasmo.

Para começar, cerca de 40% das mulheres sexualmente ativas nunca tiveram ou não conseguem chegar ao orgasmo em uma atividade sexual, seja individual ou com parceria.

E aí vocês me perguntam: Ju, mas por que isso acontece?

Existem vários fatores que podem interferir e impedir você de atingir o prazer máximo, tais como: educação repressora, religião, mitos, tabus, preconceitos sexuais, iniciação sexual traumática, falta de sintonia no relacionamento, desconhecimento de suas zonas erógenas (mulheres que não se tocam e não reconhecem como estimular o próprio corpo), traição, problemas de disfunções sexuais no parceiro (ejaculação precoce, disfunção erétil, ejaculação inibida…), baixa autoestima, dentre muitas outras possibilidades. E nem mencionei alguns medicamentos que afetam o desempenho sexual, tanto de homens quanto de mulheres.

Além do que, se você apresentar qualquer disfunção sexual na primeira fase – desejo – ou na segunda fase – excitação- você também pode não conseguir chegar ao orgasmo.

E como identificamos o orgasmo? Ele é caracterizado pelas contrações rítmicas do períneo, isto é, você sente contrações involuntárias neste músculo e posterior relaxamento. Pode vir acompanhado de reações emocionais variadas. Há quem ria, chore, grite, e por aí vai. O ser humano é único. Portanto, cada pessoa tem respostas únicas.

Outra dúvida muito frequente de homens e mulheres é o seguinte: a mulher tem orgasmo em 100% das vezes que tem relação sexual? O que vocês acham? Não! Não tem e isso não é necessariamente um problema. A relação pode ser uma delícia, prazerosa e não atingir o orgasmo e está tudo bem! O que não pode? O que seria uma possível disfunção sexual? Quando em mais de 50% das vezes que você tem relação, você não consegue chegar lá!

Então; homens, parem com aquela famigerada pergunta que você faz para ela toda vez que vocês transam: Você gozou? Você conseguiu terminar? Você está satisfeita?

Gente, isso é muito chato! Eu sei que muitos homens se preocupam com suas parcerias e querem que ela tenha prazer. Isto é fofo! Mas perguntar toda vez é muito chato, muito mesmo. Isso sem contar que muitas mulheres, para não chatear o parceiro ou arrumar algum tipo de discussão, mentem. Muitas, inclusive, fingem orgasmo. Quando uma paciente me diz que finge, eu sempre pergunto o porquê ela faz isso e obtenho as mais variadas respostas.

Penso que, quando não se é honesta com seu parceiro e consigo mesma sobre o relacionamento sexual do casal, você só vai estar adiando um problema que, em algum momento; vai explodir. E, com certeza, não será bom para nenhum dos dois.

Então, lindezas da Ju, se você apresenta qualquer problema ou dificuldade sexual, vamos sentar e conversar. Se não conseguirem resolver sozinhos, busquem ajuda profissional especializada. Desta forma poderão reencontrar o prazer em estarem juntos, em namorar, em dar e receber prazer.

Afinal, somos os únicos animais a terem o privilégio de fazer sexo (além da procriação) pelo prazer. E não seria justo desperdiçar este presentão que ganhamos, não é mesmo?

Pessoas com sua sexualidade saudável são pessoas muito mais felizes e com maior qualidade de vida!

Cuide de sua saúde sexual!

Você merece ter prazer!

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde e Bem Estar

31 dez 2022

Psicanalista chama atenção para pesquisa e alerta que a carga de ansiedade e estresse nessa época do ano é maior

Saúde e Bem Estar

3 maio 2022

Além da nebulização, os funcionários da empresa e os agentes de controle de vetor do PMCD estão realizando visitas domiciliares,

Saúde e Bem Estar

29 abr 2022

O antigo pronto-socorro foi revitalizado, recebeu nova pintura e passa a ser um espaço de atendimento para as crianças A

Saúde e Bem Estar

28 abr 2022

A vacina de gripe será oferecida para a população com 60 anos ou mais e profissionais de saúde e será

Saúde e Bem Estar

27 abr 2022

Atualmente, além da função de evitar a gravidez, os métodos contraceptivos hormonais combinados têm sido utilizados devido a presença de

Saúde e Bem Estar

13 abr 2022

Para falar deste assunto precisamos falar do ácido hialurônico, que é a substância que demonstrou ter maior compatibilidade com a