O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, e a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton, anunciaram nesta quarta-feira (28) as atrações do FÉstival, evento que une expressões culturais cristãs e que será realizado no dia 20 de abril, no Complexo Usina Santa Bárbara, com entrada gratuita.
O festival, que no ano passado foi realizado no Memorial da América Latina, na Capital, foi descentralizado para a região, tendo Santa Bárbara como sede e vai promover a celebração da cultura cristã. De acordo com os organizadores, contará com atividades voltadas para o público infantil, apresentações teatrais e áreas de descanso e alimentação. Entre as atrações confirmadas para o evento estão Bruna Karla, Jefferson & Suellen e André & Felipe, além da Cia Nissi com o espetáculo “Jardim do Inimigo – O Musical. Todos, grandes nomes do cenário gospel, como destacou o secretário de Cultura, Evandro Félix.
Além disso, haverá espaço didático e interativo com instalações artísticas que revelam o simbolismo das principais árvores citadas na Bíblia, fotos e um painel com marcos da cultura cristã.
O evento é uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.
“Santa Bárbara d’Oeste está inserida em um circuito de eventos gospel e de fé! É uma honra para nós chegarmos a este patamar. O FÉstival chega a nossa cidade após o sucesso do Festival Avivah, realizado no fim do ano passado, e graças à parceria de anos entre o Município e o Governo do Estado. Cada vez mais transformamos a nossa cidade em um palco de grandes eventos, proporcionando aos trabalhadores da Cultura e dos demais segmentos o desenvolvimento econômico e social. Realizado primeiramente no Memorial da América Latina, berço dos maiores eventos do nosso Estado, e agora o FÉstival está na história de Santa Bárbara d’Oeste”, comentou o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan.
“Em eventos assim, temos a essência do que é a cultura: o desenvolvimento humano. Trazemos repertório, oportunidades de conhecer o diferente, esperança. Independente da sua posição, trazemos todos para o campo das ideias, onde é possível discutir sobre tudo e tocar a todos. Além disso, festivais como este fazem parte da nossa política de regionalização, pois fomentam a região, envolvendo a cultura, gerando desenvolvimento econômico e social. E nada disso é possível sem uma parceria entre a Secretaria e as cidades. O Estado só consegue chegar com o que cada região quer e precisa de um canal de comunicação aberto entre ambas as partes”, ressaltou a secretária Marília Marton.
A gestora destacou o empenho da Secretaria de Cultura de Santa Bárbara em apresentar projetos à pasta estadual e disse que concorda com o título de polo cultural, defendido pela administração municipal.
O FÉstival em Santa Bárbara d’Oeste ocorrerá com o impulsionamento do Festival Avivah, lançado e realizado no ano passado na cidade. “O sucesso do Avivah impulsionou a nova parceria com o Governo do Estado de São Paulo, integrando agora o FÉstival nesta realização. Dois eventos em um, trazendo grandes nomes e movimentando o público de toda cidade e região em um espaço turístico e de valor histórico que já recebe grandes eventos que é o nosso Complexo Usina Santa Bárbara”, enfatizou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.