Acúmulo de fios de operadora de internet causa transtornos na Avenida Brasil

Fios foram retirados pela CPFL nesta sexta-feira

O acúmulo de fios de uma empresa de telecomunicações causou transtornos na Avenida Brasil, em Americana, nesta quinta-feira (27). De acordo com o empresário Paulo Oliveira.

Segundo ele, os técnicos da empresa Americanet chegaram ao local às 9h e se retiraram às 14h, deixando um emaranhado de fios na calçada do seu estabelecimento. Ele disse que tentou todos os canais disponibilizados pela empresa na tentativa de pedir a retirada dos fios, mas não conseguiu contato. “Os mesmos utilizaram sem nenhuma autorização o espaço externo do estabelecimento para instalarem seus materiais de trabalho, sendo que estes foram orientados que o local se tratava de um estabelecimento comercial e que não poderiam utilizar o espaço sem autorização para a execução de seus trabalhos”, contou.

Paulo contou que após a finalização do serviço, os funcionários da operadora deixaram diversos cabos espalhados nos arredores da quadra entre a rua Gonçalves Dias e Nils Nilsen e também na Avenida Brasil, na calçada e área externa do seu estabelecimento. O empresário acrescentou que o transtorno alterou a abertura do seu comércio.  Os fios foram retirados pela CPFL Paulista na manhã desta sexta-feira (28). 

A CPFL Paulista informou que os cabos em questão não são de energia, mas de telecomunicações, e não pertencem à distribuidora. No entanto, equipes da companhia estiveram no local mencionado e retiraram os fios.  A concessionária também notificou as empresas ocupantes envolvidas.

“A CPFL Paulista esclarece ainda que, conforme normas técnicas e regulamentares estabelecidas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a cessão de espaço nos postes para compartilhamento com as operadoras de telecomunicação é uma obrigação das distribuidoras, sendo que a responsabilidade pela manutenção de toda a infraestrutura de telecomunicação, incluindo cabos, é exclusiva da empresa de telecomunicação ocupante, que deve manter os cabos dentro dos padrões”, informou em nota.

Segundo a CPFL, cabe à distribuidora, o dever de zelar para que as ocupantes cumpram os requisitos técnicos para o compartilhamento, estabelecendo a distribuidora a necessidade de notificar os compartilhantes que, por algum motivo, não estejam aderentes às normas técnicas e de segurança. Em 2023, foram emitidas mais de 312 mil notificações em toda área de concessão da CPFL Paulista.

A CPFL Paulista orienta ainda as pessoas para que, sempre que for identificado algum cabo rompido ou caído no chão, entrem em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita). Quando a concessionária toma ciência de irregularidades na rede de telecomunicações que trazem risco à população e à rede elétrica, faz a correção em caráter emergencial.

A reportagem não conseguiu contato com a Americanet.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

21 out 2025

Os moradores de Americana têm entrada gratuita no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” (Zoo Americana) neste fim de

Cidades

21 out 2025

Prepare seu currículo para encontrar o trabalho que você procura! A Prefeitura de Hortolândia promove o 2º Feirão de Empregos,

Cidades

20 out 2025

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou nesta segunda-feira (20) mudanças na gestão do DAE (Departamento de Água e Esgoto)

Cidades

20 out 2025

As obras de abertura da nova Avenida Americana, que vai interligar asavenidas Nossa Senhora de Fátima e Bandeirantes, avançam esta

Cidades

17 out 2025

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, contribuiu

Cidades

17 out 2025

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste informou que o abastecimento de água poderá apresentar oscilações

Anunciar ou recomendar matéria