A Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) anunciou, na semana passada, parceria com a Etec (Escola Técnica) Polivalente e a Fatec (Faculdade de Tecnologia) sobre a implantação do curso AMS (Articulação Médio Superior). Isso permite que o aluno entre para o ensino médio e após três anos ele terá o direito de ingressar de forma direta na faculdade, onde permanecerá por mais dois anos e sairá como tecnólogo de administração de empresas. O evento realizado na sede da Acia contou com a presença do presidente da entidade, Marcelo Fernandes; do diretor da Fatec, Wladimir da Costa, e da diretora da Etec, Mary Damiani.
O curso será oferecido a partir do próximo ano com 40 vagas no período da tarde. Os interessados devem se inscrever pelo site www.vestibulinhoetec.com.br até o dia 26 deste mês. As provas serão realizadas no dia 12 de dezembro. O curso é totalmente gratuito.
O papel da Acia nesta questão é fazer um convênio com as empresas associadas e com isso permitir que elas realizem uma mentoria de 200 horas com os estudantes, fora do período escolar. “A gente percebe que em algumas áreas falta mão de obra qualificada. Com esta união entre a Acia, Etec e Fatec vamos dar a oportunidade para as empresas buscarem o profissional e ao mesmo tempo permitir que o aluno saia da faculdade já empregado. Isso contribui não só com a questão acadêmica, mas também social”, disse Fernandes.
Mary Damiani explicou que a grande diferença é que o aluno desde o início do curso no ensino médio vai conhecer a rotina da empresa. “Essa mentoria é uma espécie de estágio porque já aproxima a questão prática com o aprendizado do estudante”, disse. Pelo fato de ser um curso novo e integrado ao ensino superior as aulas serão ministradas na Fatec.
Wladimir citou que esse curso é pioneiro no Brasil, já que envolve as duas instituições de ensino e a Acia. “Com essa parceria teremos a formação de uma melhor mão de obra preparada para entrar no mercado de trabalho. Essa proximidade ajuda bastante. A mentoria de 200 horas com as empresas oferece treinamentos, capacitações e oficinas aos alunos no ensino médio. Já na graduação eles terão o desenvolvimento de cases. Isso será a prática da empresa dentro da instituição e motiva os alunos a ficarem no curso e assim evita a evasão escolar”, salientou.