Um homem de 40 anos, residente na Flórida, nos Estados Unidos, enfrentou uma complicação inusitada após adotar a chamada dieta carnívora – um regime alimentar da moda que se baseia exclusivamente no consumo de carnes, ovos e laticínios. Seu colesterol atingiu níveis tão altos que a substância começou a “vazar” por sua pele, manifestando-se nas mãos como lesões estranhas. Posteriormente, ele foi diagnosticado com xantelasma, uma condição caracterizada pelo acúmulo de gordura e colesterol na pele.
Segundo especialistas, o problema surgiu após os níveis de colesterol do homem atingirem valores cinco vezes superiores ao recomendado. Apesar de ter relatado perda de peso, seu organismo sofreu um colapso devido à quantidade extrema de gorduras consumidas na dieta. O plano alimentar do homem incluía grandes quantidades de carnes gordurosas, cerca de 4 kg de queijos por semana, tabletes inteiros de manteiga e até mesmo gordura adicional incorporada a hambúrgueres.
Médicos alertam que níveis tão elevados da substância podem resultar em sérios problemas cardiovasculares, como AVC e infarto. A dieta carnívora tem ganhado popularidade entre aqueles que buscam perda rápida de peso, mas especialistas enfatizam a necessidade de acompanhamento médico para evitar consequências severas à saúde.