Em entrevista concedida nesta quarta-feira (5) a emissoras de rádio de Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a inflação no Brasil está “razoavelmente controlada”, mas enfatizou que o governo continua atento para evitar aumentos nos preços de itens essenciais. “Levamos [a inflação] muito a sério, e eu acho que ela está razoavelmente controlada. Nossa preocupação é apenas evitar que os preços dos alimentos continuem prejudicando o povo brasileiro, e é por isso que temos feito reuniões sistemáticas com os setores”, declarou o presidente.
Lula destacou a importância de dialogar com diferentes setores para entender as razões por trás de certos aumentos, como o da carne, tema que já havia abordado anteriormente. Ele reafirmou o compromisso do governo em controlar a inflação e mencionou que, embora possa haver reajustes nos preços de combustíveis pela Petrobras, esses ainda estão abaixo dos níveis de dezembro de 2022. “Nós temos consciência que vamos baixar a inflação, que vamos baixar o custo de vida e que a cesta básica vai ficar mais acessível”, afirmou.
A entrevista também abordou outros temas, como a economia nacional e medidas para garantir a estabilidade dos preços, especialmente dos alimentos, visando proteger o poder de compra da população brasileira.
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil