Americana realiza 206 exames durante mutirão Saúde da Mulher

Americana realiza 206 exames durante mutirão Saúde da Mulher

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 206 exames preventivos durante os dois sábados do mutirão Saúde da Mulher, concluído neste final de semana. A ação integrou a programação especial do Mês da Mulher com a oferta de exames de Papanicolau e mamografias. Neste sábado (22), os atendimentos ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Jardim Boer, Praia Azul, Antônio Zanaga 2 e Jardim Ipiranga.

Durante os dois sábados da campanha, foram realizados 124 exames de Papanicolau e 82 mamografias – no dia 22, o atendimento em horário especial foi finalizado com 84 exames de Papanicolau e 58 mamografias, enquanto no dia 15 as mamografias foram feitas por 24 mulheres e o Papanicolau, por 40.

“O mutirão reforça nosso compromisso com a promoção da saúde feminina, ampliando o atendimento e facilitando o acesso aos serviços médicos. Lembrando que durante a semana as nossas equipes estão de prontidão para atender a todas as mulheres, com o mesmo acolhimento e cuidado”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Além dos exames, as unidades abertas nos dois sábados ofereceram orientações nutricionais específicas para o público feminino, conduzidas por estagiárias do curso de Nutrição da FAM (Faculdade de Americana). Equipes do setor de planejamento familiar também estiveram presentes, prestando informações sobre os direitos das mulheres e os serviços disponíveis na rede municipal.

“Com esta ação, conseguimos proporcionar um atendimento mais acessível e acolhedor, incentivando a prevenção e o cuidado contínuo com a saúde”, acrescentou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da realização periódica dos exames preventivos e lembra que as Unidades Básicas de Saúde oferecem esses serviços regularmente. As interessadas podem procurar a UBS mais próxima para agendar seus exames.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

22 jan 2026

A mulher internada após utilizar uma caneta emagrecedora ilegal desenvolveu síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara e potencialmente grave.

Saúde

20 jan 2026

Uma mulher está internada desde dezembro em coma grave após utilizar uma caneta emagrecedora vendida de forma ilegal. Segundo informações

Polícia, Saúde

20 jan 2026

Uma mulher de 29 anos teve a vida salva após ser declarada morta em um atropelamento ocorrido neste domingo (18),

Saúde

20 jan 2026

A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20), após meses de internação em decorrência de

Saúde

16 jan 2026

Uma menina de 1 ano ficou ferida após cair da cama e ter um carregador cravado na testa. O acidente

Saúde

15 jan 2026

Uma equipe médica da Rússia realizou, nesta quinta-feira (15), a remoção de um tumor gorduroso de 59,62 quilos, quase 60

Anunciar ou recomendar matéria