Prefeitura reforça cuidados com a população em situação de rua em Americana

Prefeitura reforça cuidados com a população em situação de rua em Americana

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), intensificou os cuidados com a população em situação de rua, especialmente com a chegada do inverno. A ação garante acolhimento, alimentação, banho, cobertores, agasalhos e abrigo, com atendimento diário, inclusive aos finais de semana.

“O atendimento à população em situação de rua é permanente no município, realizado em parceria com diversas instituições para assegurar direitos e resgatar a dignidade das pessoas. Em maio, com as primeiras frentes frias, intensificamos as abordagens em ruas e praças para oferecer suporte às pessoas. Com a chegada do inverno, reforçamos as equipes e os serviços para ampliar a proteção”, explica a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

A busca ativa é realizada pelo Serviço de Abordagem Social (SEAS), que percorre diferentes pontos da cidade para oferecer orientações, apoio e encaminhamentos. A unidade, localizada na rodoviária, pode ser acionada pelos telefones (19) 9.9894-5745 ou (19) 3478-2858.

As pessoas que aceitam o acolhimento são encaminhadas para os serviços da rede socioassistencial e intersetorial, como a Casa de Passagem, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o Acolhimento Institucional.

Casas de Passagem

As Casas de Passagem integram os Serviços de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e oferecem acolhimento imediato e emergencial a pessoas em situação de rua, com recepção, banho, alimentação, pernoite e escuta qualificada. Profissionais capacitados realizam o estudo de cada caso para os devidos encaminhamentos.

Americana possui duas unidades. O acolhimento ao público masculino, com capacidade para até 40 pessoas, ocorre na Rua Carlos Gomes, 155, Centro. Já as mulheres são atendidas na Avenida Bandeirantes, 2.589, com até 10 vagas.

O atendimento funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os telefones de contato são (19) 98169-3006 e (19) 99113-5819. A entrada de novos usuários ocorre por meio de encaminhamento do SEAS ou do CREAS.

Acolhimento institucional

No acolhimento institucional, os usuários têm acesso a moradia temporária, refeições, cuidados pessoais e atividades diárias, como cultivo de horta e pomar. A escuta especializada permite identificar e trabalhar demandas individuais, com encaminhamento para serviços de capacitação profissional, inclusão no mercado de trabalho, acesso à educação, saúde, entre outros.

O serviço atende até 30 homens e funciona todos os dias da semana. O acesso é feito por encaminhamento do CREAS. O telefone de contato é (19) 98169-3006.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

21 out 2025

Os moradores de Americana têm entrada gratuita no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” (Zoo Americana) neste fim de

Cidades

21 out 2025

Prepare seu currículo para encontrar o trabalho que você procura! A Prefeitura de Hortolândia promove o 2º Feirão de Empregos,

Cidades

20 out 2025

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou nesta segunda-feira (20) mudanças na gestão do DAE (Departamento de Água e Esgoto)

Cidades

20 out 2025

As obras de abertura da nova Avenida Americana, que vai interligar asavenidas Nossa Senhora de Fátima e Bandeirantes, avançam esta

Cidades

17 out 2025

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, contribuiu

Cidades

17 out 2025

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste informou que o abastecimento de água poderá apresentar oscilações

Anunciar ou recomendar matéria