Redação Jornal Americanense

INSS: Aposentadoria aos 55 – saiba quem tem direito

Cumprindo sua missão de garantir proteção social aos cidadãos, especialmente nos momentos de maior vulnerabilidade, o Instituto adere à campanha para que os pacientes oncológicos usufruam dos seus direitos e conheçam os benefícios que podem ser solicitados no INSS.

O INSS oferece diversas modalidades de aposentadoria, mas nem sempre é fácil entender quais os requisitos exigidos para cada tipo de benefício e quem tem direito a solicitá-los. A aposentadoria especial é um exemplo disso.

Destinada aos profissionais que desempenham atividades que podem prejudicar sua saúde ou integridade física, esse benefício tem como principal vantagem a diminuição do tempo necessário de contribuição para a aposentadoria.

A possibilidade de se aposentar aos 55 anos requer o cumprimento de uma série de requisitos por parte dos interessados, para que possam acessar o benefício. Um dos principais critérios é o tempo de contribuição, que varia conforme a idade e o histórico de trabalho de cada pessoa.

Requisitos para se aposentar aos 55 anos
De forma geral, os seguintes critérios são aplicáveis para se aposentar no Brasil em 2025:

Aposentadoria por idade:

  • Mulheres: A idade mínima para aposentadoria por idade é de 62 anos;
  • Homens: A idade mínima para aposentadoria por idade é de 65 anos.

Aposentadoria por tempo de contribuição:

  • Homens: 35 anos de contribuição;
  • Mulheres: 30 anos de contribuição.

Regras de transição:

  • Direito adquirido: Aposentadoria aos 55 anos por tempo de contribuição para homens e mulheres que já cumpriram os requisitos até 13 de novembro de 2019;
  • Pedágio de 50%: Homens que precisavam de mais de 35 anos de contribuição para se aposentar antes da reforma agora devem ter 33 anos de contribuição até 13/11/2019 e mais 3 anos após a reforma.

Exceções:

  • Profissões especiais: Trabalhadores que exercem funções expostas a agentes físicos, químicos ou biológicos prejudiciais à saúde têm direito à aposentadoria especial, com exigências de tempo de contribuição e idade mínimas reduzidas.

Para obter o benefício, é necessário que o trabalhador comprove, por meio de documentação, que trabalhou em condições de exposição a agentes nocivos por um período de 15, 20 ou 25 anos. A aposentadoria especial tem idades mínimas de solicitação que variam de 55 a 60 anos, dependendo do tempo de exposição ao risco.

Profissões com aposentadoria antecipada
De acordo com o INSS, algumas profissões específicas garantem a aposentadoria especial. Entre elas, estão:

  • Operador de britadeira;
  • Transportador de rochas;
  • Escavador;
  • Trabalhador em minas de carvão;
  • Mineiros subterrâneos;
  • Operador de britadeira em túneis;
  • Perfurador de rochas em cavernas.

Essas funções são consideradas de alto risco, o que justifica a antecipação da aposentadoria para aqueles que se dedicam a essas atividades. No entanto, existem outras profissões que também se enquadram nessa categoria. Para detalhes, é necessário consultar o INSS.

Como consultar sua aposentadoria no INSS?
Consultar a situação da sua aposentadoria no INSS é simples e rápido, especialmente através dos serviços on-line oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Siga os passos abaixo:

  • Acesse o site Meu INSS;
  • Faça login na sua conta;
  • Selecione a opção “Extrato de Pagamento de Benefício” para visualizar os detalhes dos pagamentos da sua aposentadoria;
  • Para verificar o status de uma solicitação de aposentadoria ou outros serviços, clique em “Consultar Benefícios por Requerimento”.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Economia

17 jul 2025

A partir de 01/09/2025, entram em vigor novas regras para a correção de erros em Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), conforme

Economia

2 jul 2025

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira passada (25/06) o projeto de lei que altera a tabela mensal do Imposto

Economia

13 jun 2025

Em coletiva de imprensa realizada em São Paulo na quarta-feira, 04/06/2025, o diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco

Economia

5 jun 2025

A Receita Federal recebeu, até às 23h59 de 30 de maio, prazo final para envio, 43.344.108 declarações do Imposto de

Economia

15 abr 2025

Não é de hoje que muitos se perguntam: o que acontece caso eu deixe de enviar a minha Declaração ao

Economia

10 abr 2025

Neste ano, a restituição do IRPF seguirá, como de costume, um calendário de pagamentos com regras de prioridade. Assim sendo,

Anunciar ou recomendar matéria