O secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, participou nesta semana da reunião da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em Brasília, para debater o Novo Marco Legal do Transporte Público, legislação que busca modificar o transporte de passageiros em todo o Brasil.
Durante o encontro, Andia destacou a importância de discutir alternativas que tragam mais eficiência e acessibilidade ao sistema de transporte coletivo. Ele também relembrou experiências vividas em sua gestão à frente da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, entre 2013 e 2020.
“Implantamos a Tarifa Zero aos sábados, medida que contribuiu muito para fortalecer o comércio local. Isso foi em 2013, quando ninguém falava em Tarifa Zero – hoje, tão debatida e desejada em todo o país. Naquele período, fizemos um governo inovador, que já colocava em prática ações de futuro para melhorar o presente dos barbarenses”, afirmou.
Segundo o secretário, a troca de experiências entre gestores municipais é essencial para a construção de soluções que atendam às reais necessidades da população. “A honra, hoje, é poder compartilhar nossas vivências para contribuir com o dia a dia dos brasileiros”, completou.
O Novo Marco Legal do Transporte Público está em fase de debates e deverá definir diretrizes para financiamento, modernização e ampliação do acesso ao transporte coletivo no Brasil. O texto propõe a criação de uma rede única de transporte público coletivo, estruturada com linhas regulares e tarifas fixas, além de prever serviços complementares para áreas mais afastadas e opções sob demanda, garantindo maior alcance e flexibilidade no atendimento à população.