A quarta edição da Trilha da Primavera, que integra a campanha “Apaixonados por Árvores”, será realizada neste sábado (18), das 9h às 12h, na região do São Vito, entre a Avenida Paschoal Ardito e a Rua São Vito. O evento é uma iniciativa da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Americana.
As edições anteriores ocorreram nos bairros Jardim Ipiranga, Cidade Jardim e Centro, reunindo mais de 800 pessoas. O principal objetivo é conscientizar a população sobre a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, oferecer lazer às famílias e crianças.
A programação deste sábado inclui música, dança, atrações culturais e concursos de fotografia e desenho. Segundo o presidente da ACIA, James Nadin, a iniciativa promove não apenas a sustentabilidade, mas também a integração entre comunidade e setor comercial.
“É uma grande oportunidade de falar sobre sustentabilidade e também aproximar lojistas e empresários, proporcionando novos negócios. Nas três edições realizadas até agora, o evento foi um grande sucesso, reunindo famílias e oferecendo orientações e momentos de diversão para as crianças”, afirmou Nadin.
A campanha também conta com o concurso de fotografia “Árvore preferida”, aberto a participantes a partir de 13 anos. As inscrições vão até 30 de outubro, por meio do banner disponível no site da Prefeitura. É necessário enviar a foto acompanhada de um breve relato sobre a relação de afeto ou memória com a árvore registrada, além do termo de autorização (Anexo I), para o WhatsApp (19) 3406-5183 ou para o e-mail educambiental@americana.sp.gov.br.
Cada participante pode inscrever apenas uma foto, feita com smartphone nos formatos JPEG ou PNG, com resolução mínima de 1080 x 1080 pixels e tamanho máximo de 10 MB. Os critérios de avaliação incluem criatividade, estética, sensibilidade do relato e adequação ao tema. O vencedor receberá um prêmio especial da ACIA, que será entregue em dezembro, durante o evento Destaques Ambientais.