Chuva de meteoros Orionídeas poderá ser vista a olho nu no Brasil

Chuva de meteoros Orionídeas poderá ser vista a olho nu no Brasil

A partir desta terça-feira (21), o céu noturno será palco de um espetáculo astronômico: a chuva de meteoros Orionídeas. O fenômeno, formado por fragmentos deixados pelo cometa Halley, deve atingir seu pico de visibilidade entre as madrugadas de quarta (22) e quinta-feira (23), por volta das 2 horas.

Durante o auge do evento, será possível observar até 20 meteoros por hora, cortando o céu a uma velocidade impressionante de cerca de 66 quilômetros por segundo. A intensidade do fenômeno pode ser até 20 vezes maior que o normal, segundo astrônomos.

A chuva de meteoros ocorre todos os anos, quando a Terra cruza a trilha de detritos deixada pelo cometa Halley. Para quem quiser observar, o ideal é procurar locais com pouca iluminação artificial e céu limpo. A observação deve ser feita a olho nu, já que telescópios e binóculos limitam o campo de visão e dificultam a experiência.

Os meteoros parecem surgir da constelação de Órion, de onde vem o nome “Orionídeas”, mas podem ser vistos em qualquer parte do céu.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Mundo

22 jan 2026

Um menino de 12 anos foi atacado por um tubarão enquanto nadava em uma praia de Sydney, na Austrália. A

Mundo

16 jan 2026

Uma cachorra resgatada em Kansas City, nos Estados Unidos, chamou a atenção nas redes sociais após ser encontrada com quase

Mundo, Política

11 dez 2025

Um homem de 38 anos protagonizou uma cena digna de comédia natalina em Galatone, na Itália. Para fugir da polícia,

Mundo

9 dez 2025

Um menino de 10 anos que estava desaparecido desde sexta-feira (5) foi encontrado vivo neste domingo (7), na Turquia, após

Mundo

11 nov 2025

Marie Pearl Zellmer Robinson entrou para o Guinness World Records por um motivo inusitado: ela tem a maior boca do

Mundo

10 nov 2025

O eclipse solar mais longo do século 21 ocorrerá no dia 2 de agosto de 2027. O fenômeno deve durar

Anunciar ou recomendar matéria