Nova Maternidade do Hospital Municipal celebra dois anos com mais de 2 mil nascimentos

Nova Maternidade do Hospital Municipal celebra dois anos com mais de 2 mil nascimentos

Há dois anos, a Maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi iniciava uma nova fase na assistência materno-infantil de Americana. Desde a reinauguração, em 25 de junho de 2024, a unidade tem sido palco de emoções e lindas histórias, acolhendo mães, bebês e famílias em um ambiente planejado para oferecer mais conforto, segurança e humanização em um dos momentos mais marcantes da vida.

Ao completar seu segundo aniversário após a reforma, a Maternidade celebra não apenas a modernização da estrutura, mas também os milhares de vínculos e conexões construídos ao longo desse período. Nestes dois anos, foram registrados 2.090 nascimentos, consolidando o local como referência no cuidado à gestante e ao recém-nascido na rede municipal de saúde.

Entre essas histórias está a do pequeno Lohan Gabriel, nascido na última segunda-feira (22), filho de Edvânia Maria da Silva, moradora do bairro Zanaga. “Foi tudo maravilhoso. Fomos bem atendidos, tanto na hora do parto quanto depois que viemos para o quarto. A equipe de enfermagem foi muito boa. Elas atendem rápido, são atenciosas e educadas, tiram nossas dúvidas. Só tenho a agradecer”, comentou a mãe.

Completamente reformada, a ala atualmente possui 620 m² e conta com sete quartos, totalizando 22 leitos, além de dois quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), consultórios obstétricos, sala de triagem neonatal, posto de enfermagem e jardim terapêutico. O espaço foi projetado para proporcionar uma experiência mais acolhedora e respeitosa às mulheres, valorizando seu protagonismo durante toda a jornada da gestação, do parto e do pós-parto.

“Celebrar esses dois anos é reconhecer um trabalho construído diariamente por profissionais comprometidos com a saúde das mães e dos bebês de Americana. Os números demonstram a confiança da população, mas o que mais nos motiva é saber que cada nascimento representa uma família que encontrou aqui atendimento de qualidade, segurança e atenção em um momento tão especial. Seguimos investindo na qualificação dos serviços e no fortalecimento da rede de saúde para garantir um cuidado cada vez mais completo”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

“Mais do que uma estrutura moderna, equipada e com equipes preparadas, a Maternidade representa um espaço de cuidado, respeito e acolhimento. Ao longo desses dois anos, acompanhamos milhares de famílias em um dos momentos mais importantes de suas vidas e temos muito orgulho de fazer parte dessas histórias. Nosso compromisso é continuar oferecendo uma assistência cada vez mais qualificada e humanizada”, destacou o diretor-geral do Hospital Municipal, Ruy Santos.

Na Maternidade, a assistência é pautada pelas boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento, com foco no acolhimento, na segurança e no fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê. Entre as ações adotadas estão o incentivo à presença do acompanhante, o contato pele a pele entre a parturiente e o recém-nascido logo após o parto e o acompanhamento multiprofissional voltado ao cuidado integral da mulher e do bebê.

A unidade investe continuamente na capacitação das equipes, no aprimoramento de protocolos e na integração com a rede de Atenção Básica, assegurando cuidado integral desde o pré-natal até o pós-parto.

Para a coordenadora do eixo materno-infantil, Sirlange Moreira, o diferencial está no olhar atento às necessidades de cada gestante e de sua família. “Cada nascimento é único e merece ser vivido de forma especial. Nossa equipe trabalha diariamente para que as mulheres se sintam acolhidas, seguras e respeitadas em suas escolhas. Ver uma família saindo daqui com seu bebê nos braços é sempre motivo de alegria e reforça o propósito do nosso trabalho”, disse.

A gerente assistencial do HM, Sarah Guimarães, ressaltou que a humanização é um dos pilares da assistência prestada na unidade. “Cuidar vai muito além da assistência técnica e dos procedimentos médicos. É ouvir, orientar, acolher e construir vínculos que fazem a diferença. A Maternidade busca proporcionar uma experiência positiva e segura para mães, bebês e familiares, tornando o nascimento um momento ainda mais especial. Nossa missão é oferecer assistência qualificada, segura e humanizada, contribuindo para que cada nova vida seja recebida com carinho, respeito e cuidado desde os primeiros instantes”, pontuou.

O Hospital Municipal é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

23 jun 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, foi contemplada com R$ 300 mil em emendas parlamentares para

Saúde

22 jun 2026

A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana completou quatro anos de funcionamento nesta quinta-feira (18), consolidando sua

Saúde

19 jun 2026

A internação de um recém-nascido em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal costuma ser um período marcado por desafios,

Saúde

18 jun 2026

As obras de construção do novo Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, avançam esta semana

Saúde

15 jun 2026

Os pacientes atendidos pelo setor de Hemodiálise do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, participaram na última semana de

Saúde

10 jun 2026

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, realiza nesta sexta-feira (12) uma ação especial em

Anunciar ou recomendar matéria