A Secretaria de Saúde de Americana realiza, entre os dias 15 e 30 de setembro, uma campanha para intensificar a busca ativa de sintomáticos respiratórios: pessoa que apresenta tosse por três semanas ou mais e que necessita de investigação para tuberculose. Esta é a segunda fase da campanha, que é realizada anualmente em todo o estado de São Paulo, e tem como objetivo diagnosticar precocemente a doença.
A busca ativa será realizada em todas as unidades de saúde da rede municipal e também no CDP (Centro de Detenção Provisória), de Americana.
“É muito importante identificar precocemente indivíduos com os sintomas, oferecer e proporcionar a eles o tratamento adequado, quebrando assim a cadeia de transmissão da doença”, afirmou a coordenadora do Ambulatório de Tuberculose do município, enfermeira Leda Maria Ribeiro.
A Tuberculose é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que se propaga pelo ar. Ela geralmente afeta os pulmões, mas praticamente qualquer órgão pode estar envolvido.
Os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção; cansaço excessivo; febre baixa, geralmente, à tarde; suor excessivo à noite; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração.
A tuberculose tem cura, desde que o paciente siga as orientações do médico. Quando ele abandona o tratamento por conta própria, abre-se a possibilidade do surgimento de bactérias resistentes aos medicamentos, podendo levar o indivíduo a óbito.
Nos últimos cinco anos, Americana registrou 149 novos casos de tuberculose, sendo 23 este ano (até agosto), 30 em 2022, 29 em 2021, 29 em 2020 e 38 em 2019.