Redação Jornal Americanense

Quer saber se você é superdotado? Testes coletivos serão realizados em todo o Brasil

Quer saber se você é superdotado Testes coletivos serão realizados em todo o Brasil

A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, vai realizar testes coletivos em 18 cidades brasileiras entre março e abril deste ano para identificar pessoas com inteligência muito acima da média, popularmente chamadas de “superinteligentes”.

Os testes acontecem no dia 6 em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Jundiaí (SP), Macapá (AP), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo (SP).

No dia 13/4, os exames serão realizados no Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). No dia 20/4, em Aracaju (SE) e Florianópolis e, no dia 27, em Campinas (SP) e Niterói.

As avaliações são destinadas às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior. O local e horário são informados de maneira individual e privada aos inscritos. Os testes são feitos de forma presencial, com o acompanhamento de um profissional de psicologia, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

A entidade também oferece a possibilidade de testes individuais em oito cidades brasileiras. As regras são as mesmas dos exames coletivos, com a diferença de que não há data fixa. O candidato se inscreve no site na Mensa Brasil e recebe o contato do psicólogo aplicador para marcar o melhor dia e horário conforme a conveniência e agenda de ambos (veja lista de cidades abaixo).

Segundo Carlos Eduardo Fonseca, presidente da Associação Mensa Brasil, o tema das altas capacidades cognitivas é de suma importância para o desenvolvimento do País. “Portanto, identificar pessoas com inteligência alta é ferramenta fundamental para ajudar o Brasil a desenvolver políticas públicas de superdotação e altas habilidades, que hoje não alcançam a população a ser atendida. Se, de 3 a 5% da população é superdotada e menos de 27 mil têm atendimento na educação escolar, por exemplo, significa que o Brasil falha em identificá-los”, explica Fonseca.

“Trazer esse problema para o debate público é imprescindível para alcançarmos o pleno atendimento dos direitos de indivíduos com alta inteligência. A Mensa tem papel fundamental neste trabalho, no sentido de contribuir com processos de identificação e proporcionar ambientes que ajudem no desenvolvimento de potenciais de seus membros”, observa o presidente da entidade.

A Mensa Brasil recomenda aos governos brasileiros a adoção de sistema nacional estruturado de avaliação da inteligência de crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, tanto nas instituições de ensino públicas quanto nas privadas. Esta medida já é aplicada em diversos países, com resultados importantes e positivos.

Na visão da entidade, este modelo serviria de base para a ampla identificação dos chamados superinteligentes, ainda nos primeiros anos de escolarização, contribuindo para um melhor direcionamento, desenvolvimento e aproveitamento dos potenciais intelectuais no Brasil, contribuindo para a evolução destes indivíduos e beneficiando a sociedade brasileira. 

Atualmente, a entidade possui mais de 3 mil brasileiros superinteligentes identificados no território nacional. Segundo mapeamento, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 1369 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 335 pessoas, Minas Gerais, com 240, Paraná, com 229, e Distrito Federal, com 190.

Serviço

Teste de admissão e avaliação de alto QI da Associação Mensa Brasil

OBS – Local e horário são informados de maneira privada aos inscritos

Testes coletivos:

6 de abril de 24

Belo Horizonte – MG
Brasília – DF
Curitiba – PR
Goiânia – GO
Jundiaí – SP
Macapá – AP
Natal – RN
Porto Alegre – RS
Recife – PE
Ribeirão Preto – SP
São Paulo – SP

13 de abril

Fortaleza – CE
Rio de Janeiro – RJ – Gávea
Rio de Janeiro – RJ – Jacarepaguá
Salvador – BA

20 de abril

Aracaju – SE
Florianópolis – SC

27 de abril
Campinas – SP
Niterói – RJ

Lista de locais com individuais
Belo Horizonte – MG
Brasília – DF
Campinas – SP
Curitiba – PR
Florianópolis – SC
Goiânia – GO
Recife – PE
Ribeirão Preto – SP
Salvador – BA
Vale do Paraíba – SP
Recife – PE

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Brasil

23 abr 2024

Nas últimas semanas foi observada uma divulgação crescente de anúncios, que chegou a envolver até mesmo celebridades, sobre o Salário

Brasil

23 abr 2024

O tutor de um cão da raça golden retriever, João Fantazzini, está inconsolável após a trágica morte de seu amado

Brasil, Política

16 abr 2024

O projeto, do deputado federal José Guimarães (PT-CE), recebeu voto favorável do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) na CAE (Comissão

Brasil, Política

12 abr 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com veto, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei que acaba com

Brasil

11 abr 2024

Depois de ter sido incluído no inquérito das milícias digitais, o empresário Elon Musk, dono da rede X, o antigo

Brasil

7 abr 2024

O programa Voa Brasil, que irá garantir o acesso a passagens aéreas com tarifas mais acessíveis, será lançado nas próximas