Com estoque em nível crítico, Banco de Sangue de Americana convoca doadores

O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. A unidade está localizada na Avenida da Saúde, nº 415 - Jardim Nossa Senhora de Fátima.

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, está com estoque em nível crítico. Às vésperas do Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro), a unidade convoca doadores de todos os tipos sanguíneos, especialmente O+, O-, A+ e A-, que representam as maiores demandas de transfusão.   

Desde janeiro, o Banco de Sangue recebeu 3.237 doações de acordo com a unidade, responsável pelo atendimento de 90% das demandas da população de Americana, principalmente emergências, cirurgias eletivas, pacientes oncológicos, de hemodiálise e com anemias. 

“Muitos doadores procuram a unidade voluntariamente ou quando são realizadas campanhas para reposição de estoques, mas também precisamos da ajuda de novos doadores para manter o estoque sanguíneo estável, mesmo em momentos de maior demanda de transfusões”, destaca a médica hematologista Fernanda Orsi, responsável técnica pelo Banco de Sangue.  

“Durante uma doação, que dura cerca de 15 minutos, são retirados cerca de 400 a 500 mililitros de sangue, que geram três bolsas diferentes: de hemácias, de plaquetas e de plasma. Por isso que a gente diz que uma doação pode salvar até três vidas”, enfatiza a hematologista. 

Critérios para a doação

– Não estar em jejum

– Estar bem de saúde

– Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação

– Não fumar duas horas antes

– Pesar mais que 50 kg

– Ter idade entre 16 e 69 anos (16 e 17 anos deve comparecer acompanhado do responsável legal)

– Permanecer de repouso no mínimo seis horas na noite anterior da doação

– Evitar o consumo de alimentos gordurosos

– Apresentar documento com foto

Funcionamento

O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. A unidade está localizada na Avenida da Saúde, nº 415 – Jardim Nossa Senhora de Fátima.   

Os doadores são atendidos por ordem de chegada, mediante o fornecimento de 50 senhas. Não é necessário o agendamento prévio. Se a capacidade máxima do estoque for atingida, os doadores são orientados a retornar em outra data.

Mais informações pelo telefone (19) 3468-1739 ou pelo WhatsApp (19) 99148-1067.

O Hospital Municipal é administrado pela organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana. 

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Saúde

18 maio 2026

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, esteve no Pronto Atendimento (PA) do bairro Antônio Zanaga, nesta sexta-feira (15), para vistoriar

Cidades

17 maio 2026

Frente fria avança na noite deste domingo (17) e mantém alerta para chuvas fortes, ventos e sensação de frio até

Cidades

17 maio 2026

Três animais são resgatados com vida; imóvel teve cerca de 60% da estrutura comprometida e Defesa Civil avalia risco de

Cidades

17 maio 2026

Vagas CLT contemplam Recepção e serviço “Posso Ajudar”; inscrições seguem até 29 de junho e 17 de julho O Hospital

Cidades

17 maio 2026

Serviço concluído neste sábado abre caminho para reparos estruturais e hidráulicos a partir de segunda-feira, dentro do programa de melhorias

Cidades

16 maio 2026

Após dias de frio e sensação térmica baixa, sábado começa com neblina intensa, mas previsão indica melhora no tempo e

Anunciar ou recomendar matéria