Acúmulo de fios de operadora de internet causa transtornos na Avenida Brasil

Fios foram retirados pela CPFL nesta sexta-feira

O acúmulo de fios de uma empresa de telecomunicações causou transtornos na Avenida Brasil, em Americana, nesta quinta-feira (27). De acordo com o empresário Paulo Oliveira.

Segundo ele, os técnicos da empresa Americanet chegaram ao local às 9h e se retiraram às 14h, deixando um emaranhado de fios na calçada do seu estabelecimento. Ele disse que tentou todos os canais disponibilizados pela empresa na tentativa de pedir a retirada dos fios, mas não conseguiu contato. “Os mesmos utilizaram sem nenhuma autorização o espaço externo do estabelecimento para instalarem seus materiais de trabalho, sendo que estes foram orientados que o local se tratava de um estabelecimento comercial e que não poderiam utilizar o espaço sem autorização para a execução de seus trabalhos”, contou.

Paulo contou que após a finalização do serviço, os funcionários da operadora deixaram diversos cabos espalhados nos arredores da quadra entre a rua Gonçalves Dias e Nils Nilsen e também na Avenida Brasil, na calçada e área externa do seu estabelecimento. O empresário acrescentou que o transtorno alterou a abertura do seu comércio.  Os fios foram retirados pela CPFL Paulista na manhã desta sexta-feira (28). 

A CPFL Paulista informou que os cabos em questão não são de energia, mas de telecomunicações, e não pertencem à distribuidora. No entanto, equipes da companhia estiveram no local mencionado e retiraram os fios.  A concessionária também notificou as empresas ocupantes envolvidas.

“A CPFL Paulista esclarece ainda que, conforme normas técnicas e regulamentares estabelecidas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a cessão de espaço nos postes para compartilhamento com as operadoras de telecomunicação é uma obrigação das distribuidoras, sendo que a responsabilidade pela manutenção de toda a infraestrutura de telecomunicação, incluindo cabos, é exclusiva da empresa de telecomunicação ocupante, que deve manter os cabos dentro dos padrões”, informou em nota.

Segundo a CPFL, cabe à distribuidora, o dever de zelar para que as ocupantes cumpram os requisitos técnicos para o compartilhamento, estabelecendo a distribuidora a necessidade de notificar os compartilhantes que, por algum motivo, não estejam aderentes às normas técnicas e de segurança. Em 2023, foram emitidas mais de 312 mil notificações em toda área de concessão da CPFL Paulista.

A CPFL Paulista orienta ainda as pessoas para que, sempre que for identificado algum cabo rompido ou caído no chão, entrem em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita). Quando a concessionária toma ciência de irregularidades na rede de telecomunicações que trazem risco à população e à rede elétrica, faz a correção em caráter emergencial.

A reportagem não conseguiu contato com a Americanet.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

29 jun 2026

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana realiza um acompanhamento veterinário intensivo de Belo, um macaco-aranha-de-testa-branca

Cidades

28 jun 2026

Proprietário da tradicional marca de bebidas de Santa Bárbara d’Oeste deixa legado de empreendedorismo e forte ligação com a comunidade

Cidades

26 jun 2026

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, as empresas buscam profissionais capazes de desenvolver talentos, fortalecer equipes e

Cidades

22 jun 2026

Primeira frente fria do inverno provoca chuva, ventos de até 60 km/h e queda acentuada das temperaturas em diversas regiões

Cidades

19 jun 2026

A FAM – Faculdade de Americana lança a campanha Cultura e Saber, uma iniciativa que une educação e cultura com

Cidades

19 jun 2026

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), concluiu nesta quinta-feira (18) a instalação

Anunciar ou recomendar matéria