Unidades de saúde de Americana recebem ações de prevenção ao suicídio

A equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque da Liberdade promoveu nesta segunda-feira (23) uma abordagem sobre prevenção ao suicídio como parte da campanha “Setembro Amarelo”. A ação foi direcionada a pacientes e acompanhantes que aguardavam por consulta médica. Os profissionais de saúde explanaram diversas questões relacionadas à saúde mental, apresentaram estatísticas sobre o suicídio no Brasil e orientaram as pessoas sobre como buscar ajuda. No dia 3 e 18 de setembro, o tema também foi abordado na UBS Parque Gramado. Os profissionais distribuíram mensagens motivacionais e conversaram com o público presente sobre a importância da preservação da vida em todos os seus ciclos. O tema continuará sendo discutido nos grupos de promoção da saúde, que acontecem semanalmente na unidade. Onde buscar ajuda O município possui três unidades de Caps (Centro de Atendimento Psicossocial): Caps "Arte & Vida” – atendimento para adultos. Rua Estevão Carlos Vicentini, nº 115 – Jardim Dona Rosa. Caps "Larissa de Almeida" – destinado ao público infantojuvenil. Rua dos Cravos, 1.702 – Jardim São José. Caps "Nova Vida” (álcool e outras drogas) – específico para adultos com grave comprometimento decorrente do uso de substâncias psicoativas. Rua Joaquim Puppo, s/n – Vila Dainese. Basta se dirigir a uma das unidades e apresentar comprovante de endereço e um documento com foto para ser atendido. A assistência no Caps também é feita por meio de encaminhamentos, que são realizados pelos médicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), bem como outros serviços da rede municipal de saúde.

A equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque da Liberdade promoveu nesta segunda-feira (23) uma abordagem sobre prevenção ao suicídio como parte da campanha “Setembro Amarelo”. A ação foi direcionada a pacientes e acompanhantes que aguardavam por consulta médica.

Os profissionais de saúde explanaram diversas questões relacionadas à saúde mental, apresentaram estatísticas sobre o suicídio no Brasil e orientaram as pessoas sobre como buscar ajuda.

No dia 3 e 18 de setembro, o tema também foi abordado na UBS Parque Gramado. Os profissionais distribuíram mensagens motivacionais e conversaram com o público presente sobre a importância da preservação da vida em todos os seus ciclos. O tema continuará sendo discutido nos grupos de promoção da saúde, que acontecem semanalmente na unidade.

Onde buscar ajuda

O município possui três unidades de Caps (Centro de Atendimento Psicossocial):

Caps “Arte & Vida” – atendimento para adultos. Rua Estevão Carlos Vicentini, nº 115 – Jardim Dona Rosa.

Caps “Larissa de Almeida” – destinado ao público infantojuvenil. Rua dos Cravos, 1.702 – Jardim São José.

Caps “Nova Vida” (álcool e outras drogas) – específico para adultos com grave comprometimento decorrente do uso de substâncias psicoativas. Rua Joaquim Puppo, s/n – Vila Dainese.

Basta se dirigir a uma das unidades e apresentar comprovante de endereço e um documento com foto para ser atendido. A assistência no Caps também é feita por meio de encaminhamentos, que são realizados pelos médicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), bem como outros serviços da rede municipal de saúde.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Economia

2 out 2026

Levantamento foi feito com 400 pessoas e mostra que comércio físico permanece forte, porém a escolha combina promoção, praticidade, variedade,

Cidades

1 out 2026

Um projeto desenvolvido por alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Polivalente de Americana que utiliza tecnologia para o apoio à

Cidades, Saúde

1 out 2026

A equipe técnica do Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana realizou nesta terça-feira (29) tratamento preventivo

Cidades

1 out 2026

16ª edição da Caminhada Por Amor à Vida acontece em 18 de outubro, com saída do CCL; participação integra a

Cidades

30 set 2026

A FAM – Faculdade de Americana anunciou a concessão de cinco bolsas de estudo integrais para os membros do Conselho

Cidades

27 set 2026

Segunda edição tem arrecadação destinada a instituição de Piracicaba, doações de leite para o Banco de Alimentos de Americana e

Anunciar ou recomendar matéria