Últimas Notícias

Americana se destaca e leva medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

- Advertisement -

O estudante Arthur Magalhães Bertipaglia conquistou uma medalha de ouro

Americana, por meio da Secretaria de Educação da Prefeitura de Americana, se destacou na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, obtendo premiações de alunos e professores da rede municipal de ensino. A olimpíada teve a participação de 5.561 municípios, reunindo estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de instituições públicas e particulares.

O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, ressaltou a importância da premiação para a Educação e para os participantes da OBMEP. “Estamos felizes com o desempenho dos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática. Pelo interesse, participação e disposição dos professores e alunos, é um motivo de orgulho para Americana e incentivo para a nossa Educação”, disse Ghizini.  

- Advertisement -

Na 16ª Edição (2021), a rede municipal de ensino de Americana obteve os seguintes resultados:

Estudantes premiados: Arthur Magalhães Bertipaglia – Medalha de Ouro – EMEF Paulo Freire; Vinícius Mendes Borttolozo – Medalha de Prata – EMEF Professor Jonas Correa de Arruda Filho; Nicolas Fagundes Justi Muniz – Medalha de Prata – EMEF Paulo Freire; Otávio Baio Ferreira – Medalha Bronze – EMEF Paulo Freire; Pedro Henrique dos Santos – Medalha de Bronze – EMEF Professor Florestan Fernandes; Gustavo Duran – Medalha de Bronze – EMEF Paulo Freire; Victória Vidal de Assumpção – Medalha de Bronze – EMEF Paulo Freire; Vinícius Henrique Botelho de Souza – Medalha de Bronze – EMEF Professor Florestan Fernandes; e Giovana Brito Rosa – Medalha de Bronze – CAIC Professor Sylvino Chinelatto.

Professoras premiadas: Renata Franco da Silveira Bosso (EMEF Professor Florestan Fernandes); Sandra M. S. Oliveira (EMEF Professor Jonas Correa de Arruda Filho); Solange de Oliveira Villata (EMEF Paulo Freire); e Tania Duarte (EMEF Paulo Freire). Prêmio: diploma e livro de apoio à formação matemática.

Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os participantes recebem uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  A cerimônia da premiação ainda não tem data definida.

Também foram premiados na Olimpíada alunos americanenses das escolas estadual e particulares. A lista pode ser conferida no endereço:

 http://premiacao.obmep.org.br/16aobmep/mapa.htm

OBMEP

A OBMEP é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e com o Ministério da Educação (MEC).

Tem os seguintes objetivos: Estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; Promover a difusão da cultura matemática; Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, com os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Mais Lidas