Redação Jornal Americanense

Manuela Possente: 10 dúvidas comuns sobre cuidados com a pele

Quando o assunto são cuidados com a pele, existem algumas dicas que são de conhecimento geral. Mas será que é possível confiar em todo esse conhecimento popular?

Trouxemos neste post os principais questionamentos de pacientes quanto aos cuidados com a pele. Veja abaixo:

1 – O protetor solar deve ser usado todos os dias?
Verdade. A exposição aos raios solares é a principal causa de envelhecimento precoce da pele. Além disso, a exposição prolongada pode levar ao câncer de pele. Isso sem falar nas manchas, descamação e ressecamento. Para evitar tudo isso, é preciso passar protetor solar, mesmo em dias nublados. Veja com seu dermatologista qual é o fator de proteção indicado para o seu tipo de pele.

2 – O verão aumenta oleosidade da pele?
O calor estimula a oleosidade e é comum que em dias mais quentes as glândulas sebáceas produzam mais sebo do que o normal. No verão, principalmente, a pele está sempre com um aspecto mais brilhoso e pesado do que nas estações mais frias do ano. Não à toa que se costuma muito ouvir que a pele fica mais bonita no inverno, quando as temperaturas geralmente estão mais baixas e as glândulas não costumam produzir tanta gordura.

3 – Noites bem dormidas ajudam a ter uma pele mais bonita?
Verdade. É durante o sono que as células da pele se regeneram e que o pH é restabelecido. O ideal é que sejam respeitadas as horas mínimas que o seu corpo precisa para descansar (em geral, oito horas por dia). Isso é muito importante para manter a pele hidratada, brilhante e sem olheiras.

4 – Pele oleosa não precisa de hidratante?
Mito. Hoje em dia, existem produtos exclusivamente voltados para pessoas com maior oleosidade na pele. Esses produtos hidratam e ainda têm efeito mate, que confere aspecto seco à pele. Procure por produtos oil free, e prefira gel no lugar de cremes.

5 – Quem tem pele oleosa pode usar maquiagem todos os dias?
Verdade. Antigamente, os itens de beleza bloqueavam os poros e não deixavam a pele respirar propriamente. Hoje em dia, no entanto, já existem tecnologias avançadas que permitem que até mesmo pessoas com pele oleosa possam fazer uso de maquiagem diariamente.

6 – Cremes anti-idade somente podem ser usados após os 30 anos?
Mito. Quanto mais cedo começam os cuidados com a pele, melhor. O protetor solar, por exemplo, deve ser usado desde sempre. Cremes anti-idade podem ser usados a partir dos 20 anos. Converse com seu dermatologista e procure produtos específicos para sua faixa etária.

7 – A alimentação interfere na saúde da pele?
Verdade. A pele é resultado da sua alimentação. Os nutrientes que estão presentes no corpo vão nutrindo sua pele. Portanto, se a alimentação não é saudável, a pele não terá acesso a esses nutrientes que poderiam deixá-la muito mais bonita, macia e com viço. Para se ter uma pele bonita e hidratada nada melhor do que aproveitar os alimentos considerados mais leves. A alimentação mais saudável para a pele é aquela balanceada, rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esse alimentos contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino.

8 – Banhos muito quentes fazem mal para a pele?
Verdade. A água quente retira parte da barreira protetora da pele. Isso promove o ressecamento e, ao longo do tempo, a derme fica com aspecto craquelado, proporcionando coceira após o banho e até o surgimento de placas vermelhas. No rosto o processo é o mesmo, porém, as glândulas sebáceas produzem maior quantidade de sebo, pois entendem que a pele está desprotegida.

9 – Quanto mais esfoliar a pele ela fica melhor?
Mito. A esfoliação é um processo de remoção das células desvitalizadas da camada superficial da pele, que se acumulam diariamente, deixando a aparência opaca e sem viço. Ela pode ser feita em qualquer parte do corpo, ou seja, dos pés ao rosto, porém com cuidados específicos para cada área.
Mas, quando a esfoliação é feita em excesso, ela irá estimular a produção de óleo na pele, o que não é bom.

10 – O protetor solar aumenta a oleosidade da pele?
Mito. Não há relação alguma entre a oleosidade excessiva produzida pelo corpo com o uso do protetor do solar. Existe esse mito porque filtros solares também são hidratantes, e acredita-se que pele oleosa não precisa de hidratação. As pessoas estão projetando a culpa da oleosidade da pele no protetor solar, quando na verdade o problema está nela mesmo.

Gostou da abordagem do tema dessa semana? Quer esclarecer mais dúvidas sobre mitos e verdades sobre a pele? Agende uma consulta e se informe mais sobre o assunto.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades, Saúde

11 abr 2024

As obras de construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Antônio Zanaga tiveram início nesta semana com

Saúde

11 abr 2024

A FAM – Faculdade de Americana voltou esta semana com os plantões psicológicos de modo presencial no Serviço Integrado de

Saúde

3 abr 2024

O prefeito Chico Sardelli entregou nesta terça-feira (2) as obras de reforma e revitalização da Farmácia Central, localizada à Rua

Saúde

1 abr 2024

As obras de implantação da nova UPA 24 horas Dona Rosa, na região do Parque Gramado, estão em ritmo acelerado.

Saúde

25 mar 2024

Visando um atendimento sempre de qualidade, o prefeito Luiz Dalben entregou na última sexta-feira, dia 22, a reforma e ampliação

Saúde

19 mar 2024

Visando um atendimento sempre de qualidade, a Prefeitura de Sumaré entregará nesta sexta-feira, dia 22, às 10 horas, a reforma