Redação Jornal Americanense

DAE inicia obras de casa de bombas mais potente para abastecer novo reservatório da Vila Santa Catarina

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana iniciou a construção de uma casa de bombas mais potente na ETA (Estação de Tratamento de Água), para abastecer o novo Centro de Reservação (CR-3) da Vila Santa Catarina. As obras estão na fase de ferragem para montagem da estrutura.

O atual espaço não comporta conjuntos de motores maiores, capazes de suprir a demanda adicional de 2,1 milhões de litros do tanque construído na Vila Santa Catarina. A nova casa de bombas será erguida no mesmo local.

Além disso, as bombas mais potentes são necessárias para atender à nova subadutora da Avenida de Cillo, ligada ao CR-3, com 1,5 mil metros de extensão de rede. O novo sistema vai beneficiar cerca de 23 mil pessoas e garantir o abastecimento de água durante pelo menos 15 anos.

“Essa obra é imprescindível para enviar mais água da ETA para esse novo sistema. A estrutura que temos hoje está limitada, por isso precisamos ampliar o bombeamento com motores mais potentes para poder suprir a demanda urbana e populacional que está crescendo naquela região. Temos ainda o novo reservatório da Cidade Jardim com mais 2,1 milhões de litros. É mais um grande passo para virar a página da falta de água em Americana”, explica o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia.

Reta final

As obras do Centro de Reservação da Vila Santa Catarina, que fica ao lado do Ginásio de Esportes do Jardim São Pedro, estão na reta final. Nesta semana começarão a ser feitos os testes de estanqueidade, para checagem da existência de vazamentos.

Atualmente, o reservatório tem capacidade de 4 milhões de litros. O novo CR representará um acréscimo de 2,1 milhões de litros para o abastecimento do próprio bairro e também do Jardim São Pedro, Jardim São Paulo, Conserva, Vila Biasi, Nova Americana, Cidade Jardim, Parque Novo Mundo, Terramérica e Mathiensen.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

23 fev 2024

O Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do Ministério Público do Estado de São Paulo ajuizou

Cidades

23 fev 2024

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Americana e o Desenvolve Santa Bárbara oferecem 753 vagas de emprego à

Cidades

23 fev 2024

Americana participa neste sábado (24) do “Dia D” de mobilização contra a dengue. Os agentes estarão no bairro Antônio Zanaga,

Cidades

23 fev 2024

Um acidente envolvendo dois caminhões e um automóvel deixou uma vítima fatal na Bandeirantes, em Santa Bárbara d’Oeste, nesta sexta-feira

Cidades

22 fev 2024

Mais um birdwatching (observação de aves em inglês) será realizado em Santa Bárbara d’Oeste. Desta vez acontecerá no Parque dos

Cidades

22 fev 2024

A Secretaria de Educação de Sumaré conquistou o prêmio de destaque pelo desempenho na Avaliação de Fluência Leitora em 2023.