A FAM Faculdade de Americana realiza neste sábado (28) a 21ª edição do Encontro com Educadores, evento gratuito com o objetivo de fortalecer o papel dos professores e da escola na rotina educacional dos alunos, buscando um futuro melhor para a educação. Neste ano o encontro abordou o tema ‘Inovações Pedagógicas em Sala de Aula e o Papel do Professor’, com o educador cearense Idelfranio Moreira.
Com vasta experiência no ensino e na produção de conteúdo educacional, Idelfranio é apaixonado por ciência e inovação. “Com a sala de aula cada vez mais conectada, seja por alunos com seus smartphones, ou por professores que buscam, através da tecnologia, aulas mais dinâmicas, é necessário discutir essas inovações para um melhor desempenho, tanto do aluno quanto do educador, independentemente do ano de formação do aluno.A inteligência artificial já é uma realidade”, destacou o palestrante.
“O ChatGPT, que vem ganhando destaque, pode redigir textos, oferecer ideias de conteúdo e auxiliar em curiosidades. Aprender a cultivar bons relacionamentos com os alunos nascidos nesta época de mudanças rápidas é um novo desafio. Afinal, eles já nascem em um mundo diferente daquele em que os profissionais mais novos do mercado de trabalho cresceram”, pontuou Idelfranio em sua palestra.
“Hoje, somos adultos e educadores nascidos e criados em um mundo linear, de mudanças lentas. Nossos filhos e alunos nasceram e estão crescendo em um mundo acelerado por tecnologias que disruptaram mercados e mudaram as relações sociais. Este mundo exponencial em que agora vivemos nos coloca em um gap intergeracional enorme. Daí muitas das dificuldades de comunicação e de relacionamento que não ajudam na missão de educar. Essa compreensão ampla do mundo pode nos ajudar a encontrar um bom caminho para os novos paradigmas da relação ensino-aprendizagem”, disse Idelfranio Moreira.
O diretor geral da FAM, Gustavo Azzolini, lembra que discutir o papel da educação e a relação entre aluno e professor é o que move o já tradicional Encontro com Educadores. “Sabemos que a tecnologia está cada dia mais presente em nossas vidas e mudando comportamentos. Na educação não é diferente, e por isso decidimos trazer o professor Idelfranio para o nosso evento”, comentou, acrescentando que o evento realizado há 21 anos pela FAM é um marco na educação de Americana e região.