Com quase 40 anos de experiência no mercado, a Microdata Sistemas tem se destacado pela expertise em modernizar e facilitar processos na cadeia produtiva do setor têxtil. Nesta quinta-feira (27), a empresa anunciou uma novidade que promete tornar os empresários americanenses, da região e do país, mais competitivos frente aos produtos importados.
A principal preocupação do setor têxtil tem sido a definição de uma data de entrega precisa para os clientes. Com investimento em tecnologia e um profundo conhecimento do mercado, a Microdata desenvolveu um sistema que atende a essa necessidade crucial. “Fizemos uma pesquisa para entender qual era a maior dor do segmento da tecelagem em Americana e percebemos que a precisão na data de entrega era um grande desafio”, explicou Denise Zerbeto, da área de Sucesso do Cliente da Microdata. Segundo ela, a falta de precisão fazia com que algumas empresas optassem por tecidos importados, apesar dos riscos de erros e inconsistências.
Para resolver esse problema, a Microdata criou um módulo de automação dentro do seu sistema ERP, especializado em gestão integrada. “O sistema utiliza informações de várias fontes internas para proporcionar ao cliente uma redução no lead time de suas vendas, tornando-os mais competitivos em relação aos produtos importados”, explicou Denise.
Rafael Cardoso, coordenador e head de produtos na Microdata, destacou a abrangência do sistema desenvolvido. “Nossa solução atende toda a cadeia têxtil, desde a fiação, malharias e tecelagens planas, até o beneficiamento e as etapas de confecção. Tudo isso integrado aos módulos de back office, como contas a pagar e a receber, faturamento e contabilidade, numa única solução”, afirmou.
O novo sistema ERP da Microdata é voltado especialmente para a indústria têxtil que possui processos fabris internos. “Nós temos uma concorrência significativa com os importadores de tecido, mas nossa grande vantagem é a produção local. Muitos dos nossos clientes produzem, beneficiam e confeccionam tecidos, e essa ferramenta é direcionada para esse nicho de mercado”, explicou Rafael.
A grande inovação do sistema é sua capacidade de estimar com precisão a data de entrega dos pedidos. “Quando o empresário recebe um pedido, a pergunta é sempre: quando poderei entregar? Com nosso sistema, ele terá uma resposta precisa, aumentando sua competitividade e capacidade de venda”, ressaltou Rafael. “Isso é possível porque o sistema, através de ordens de produção e fichas técnicas, consegue calcular uma data de entrega com base nas informações integradas, evitando trabalhos manuais e operacionais.”
A Microdata tem trabalhado no desenvolvimento dessa ferramenta há quase dois anos, sempre buscando feedbacks dos clientes para melhorias contínuas. “Unir a indústria têxtil e o desenvolvimento de sistemas é um aprendizado constante. Sempre há algo a mais para aprender e inovar nas próximas versões”, concluiu Rafael.
Além de disponibilizar o ERP, a Microdata gerencia a implantação do sistema com uma equipe de consultores especializados, que visitam os clientes, sugerem melhorias de processos e realizam treinamentos até que a ferramenta esteja plenamente operacional. “Nosso foco é a assertividade e a informação precisa para o cliente sobre a data de entrega, oferecendo uma solução completa para toda a cadeia têxtil”, finalizou Rafael.
Com essa inovação, a Microdata Sistemas reafirma seu compromisso com a indústria têxtil brasileira, buscando sempre novas formas de aumentar a competitividade e a eficiência dos seus clientes.
Fotos: Ioriati Studio