O prefeito de Sumaré Luiz Dalben, vice-presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da RMC), participou nesta semana do aniversário de 15 anos do Consórcio, que visa a busca por soluções da destinação de resíduos sólidos e respeito ao meio ambiente.
Também participaram do encontro o presidente do Consimares, Maurício Baroni, prefeito de Elias Fausto, Cláudio José Schooder, prefeito de Nova Odessa, Edivaldo Brischi, prefeito de Monte Mor, Valdemir Ravagnani, superientendente do Consórcio, e vereador Valdir de Oliveira.
“Temos uma preocupação muito grande com o meio ambiente em Sumaré e as ações do Consimares são importantíssimas para os investimentos de toda a região em sustentabilidade e destino correto de entulho e lixo. Aqui na cidade, por exemplo, em 2017, reativamos a Usina de Processamento de Resíduos de Construção Civil em Sumaré, que tem capacidade total de processamento de 45 toneladas por hora e p produto gerado volta para os serviços de infraestrutura. Trabalhamos com empenho para cuidar dos resíduos na cidade e gerar o mínimo impacto possível para o meio ambiente, visando à qualidade de vida da população”, disse o prefeito de Sumaré Luiz Dalben, vice-presidente do Consimares.
O Consórcio é formado pelos municípios de Sumaré, Elias Fausto, Capivari, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste e foi criado em 22 de janeiro de 2009 tendo como principal objetivo compatibilizar uma gestão integrada dos resíduos sólidos urbano. Entre as ações do Consimares está a identificação das deficiências e potencialidades de cada Município no sistema de limpeza urbana, coleta seletiva, coleta de lixo doméstico, hospitalar, de saneamento básico, de construção civil, entre outros, sempre visando uma destinação correta e sustentável.