Americana vai ser premiada com o título de ‘Prefeitura Inovadora 2024’ devido à implementação do canal de atendimento ‘Ganha Tempo Digital’. O reconhecimento acontecerá durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes que será realizado nesta quarta-feira (10) em Jaguariúna, na UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna). O evento é fruto de uma parceria entre a RCD (Rede Cidade Digital) e a Prefeitura de Jaguariúna.
O Ganha Tempo Digital é um canal de atendimento criado pela Prefeitura de Americana com a finalidade de fomentar a economia do município facilitando o acesso do empreendedor e do trabalhador aos serviços digitais de seu interesse.
“Com uma navegação intuitiva, o site oferece informações àqueles que querem abrir uma empresa ou estão procurando um emprego. Os usuários têm à disposição detalhes sobre linhas de crédito, incentivos fiscais e outras formas de suporte oferecidas por instituições como o Banco do Povo, BNDES, Sebrae e outras entidades parceiras”, contou o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros.
Outra novidade foi a implementação dos serviços de apoio ao trabalhador. “Na seção “Apoio ao Trabalhador”, é possível encontrar vagas de emprego disponíveis, cursos de qualificação, cadastro de currículo, emissão de carteira de trabalho digital e solicitação de seguro-desemprego”, destacou o secretário, que será um dos painelistas do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Jaguariúna. O case de sucesso de Americana será apresentado às 14h.
“O Ganha Tempo Digital é fruto de uma ideia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e que nós, da Comunicação e Tecnologia da Informação, tiramos do papel, desenvolvendo um sistema intuito e fácil de usar, seja no desktop ou no celular, pra facilitar o uso por empreendedores e trabalhadores. E o resultado foi muito positivo. Em 3 meses, tivemos mais de 2700 acessos à ferramenta em nosso site”, afirmou o Secretário de Comunicação e TI, Leon Botão.
Para a seleção e o reconhecimento das Prefeituras Inovadoras, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.
Além de modelos implantados nos municípios, os gestores terão acesso às soluções disponíveis pela Sonner, iZeus, Mitra e Portal de Compras Públicas. O evento tem o apoio institucional da Amppesp (Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo).