Últimas Notícias

Samuel, de 13 anos, precisa de ajuda para realizar cirurgia e evitar a perda do globo ocular

- Advertisement -

O menino Samuel Moura de Oliveira, de 13 anos, foi diagnosticado com a doença de Coats e por conta disso sofreu um descolamento de retina, precisando de cirurgia para evitar o risco de ter que remover o globo ocular. Para ajudá-lo, uma vaquinha foi criada por sua família com o objetivo de arrecadar R$ 40 mil para o custeio da operação e da internação. Os interessados em ajudar podem realizar a contribuição no site: https://www.vakinha.com.br/2969904 ou através do PIX usando a chave: 2969904@vakinha.com.br.

“A doença do Samuel já está em um grau elevado, porque a retina dele descolou, então ele já não enxerga mais com o olho esquerdo e precisa fazer a cirurgia imediatamente para não perder o globo”, contou ao JA a cunhada de Samuel, Karina Matias. “Nós estamos arrecadando esse primeiro valor porque é a primeira cirurgia, mas na verdade o Samuel terá que fazer outra para colar a retina.”, afirma.

Samuel é morador de Americana e está no oitavo ano escolar. Ele gosta de jogar futebol, treina basquete e ainda faz curso de modelagem 3D e renderização na área de computação gráfica. Tudo começou quando ele sentiu um desconforto no olho esquerdo, manifestando falta de sensibilidade, reflexo e dificuldade para enxergar.

- Advertisement -

Após vários exames, o garoto foi diagnosticado com a doença de Coats, patologia idiopática caracterizada por um desenvolvimento anormal dos vasos da retina, condição que pode causar descolamento e eventualmente levar à cegueira.

“A cirurgia terá que ser feita em São Paulo, porque não há médicos especialistas na região e o SUS não cobre. Para a gente entrar com uma liminar demora muito e é perigoso que o Samuel acabe perdendo o globo. Se descolar a retina totalmente, ele pode perder um dos olhos”, comentou Karina.

“Nós estamos deixando ele informado desde o primeiro momento. Todos os médicos falaram do grau da cirurgia, como ela é delicada, qual a porcentagem dele poder voltar a enxergar. Ele é um menino doce, educado, calado. E ele está compreendendo tudo. Está ficando feliz com a movimentação e está até ficando ansioso para realizar a cirurgia logo. Ele está super entendido e confiante”, contou a cunhada de Samuel.

Para aqueles que quiserem acompanhar o andamento da cirurgia do Samuel, seus exames e seu dia a dia, um Instagram foi criado pela família. Através do @samumouraoliveira será possível se manter atualizado a respeito do garoto.

- Advertisement -

Latest Posts

Mais Lidas