Redação Jornal Americanense

Samuel, de 13 anos, precisa de ajuda para realizar cirurgia e evitar a perda do globo ocular

O menino Samuel Moura de Oliveira, de 13 anos, foi diagnosticado com a doença de Coats e por conta disso sofreu um descolamento de retina, precisando de cirurgia para evitar o risco de ter que remover o globo ocular. Para ajudá-lo, uma vaquinha foi criada por sua família com o objetivo de arrecadar R$ 40 mil para o custeio da operação e da internação. Os interessados em ajudar podem realizar a contribuição no site: https://www.vakinha.com.br/2969904 ou através do PIX usando a chave: 2969904@vakinha.com.br.

“A doença do Samuel já está em um grau elevado, porque a retina dele descolou, então ele já não enxerga mais com o olho esquerdo e precisa fazer a cirurgia imediatamente para não perder o globo”, contou ao JA a cunhada de Samuel, Karina Matias. “Nós estamos arrecadando esse primeiro valor porque é a primeira cirurgia, mas na verdade o Samuel terá que fazer outra para colar a retina.”, afirma.

Samuel é morador de Americana e está no oitavo ano escolar. Ele gosta de jogar futebol, treina basquete e ainda faz curso de modelagem 3D e renderização na área de computação gráfica. Tudo começou quando ele sentiu um desconforto no olho esquerdo, manifestando falta de sensibilidade, reflexo e dificuldade para enxergar.

Após vários exames, o garoto foi diagnosticado com a doença de Coats, patologia idiopática caracterizada por um desenvolvimento anormal dos vasos da retina, condição que pode causar descolamento e eventualmente levar à cegueira.

“A cirurgia terá que ser feita em São Paulo, porque não há médicos especialistas na região e o SUS não cobre. Para a gente entrar com uma liminar demora muito e é perigoso que o Samuel acabe perdendo o globo. Se descolar a retina totalmente, ele pode perder um dos olhos”, comentou Karina.

“Nós estamos deixando ele informado desde o primeiro momento. Todos os médicos falaram do grau da cirurgia, como ela é delicada, qual a porcentagem dele poder voltar a enxergar. Ele é um menino doce, educado, calado. E ele está compreendendo tudo. Está ficando feliz com a movimentação e está até ficando ansioso para realizar a cirurgia logo. Ele está super entendido e confiante”, contou a cunhada de Samuel.

Para aqueles que quiserem acompanhar o andamento da cirurgia do Samuel, seus exames e seu dia a dia, um Instagram foi criado pela família. Através do @samumouraoliveira será possível se manter atualizado a respeito do garoto.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

19 mar 2025

A Associação Cultura, Arte, História, Educação e Sustentabilidade – Cahes, apresenta a primeira edição do ano do Ciclo de Palestras,

Cidades

19 mar 2025

O Startup Day 2025, um dos maiores movimentos de fomento ao empreendedorismo e inovação do Brasil, já tem data marcada:

Cidades

19 mar 2025

O Projeto Adote um Pet, que tradicionalmente acontece quinzenalmente no Tivoli Shopping, terá uma edição extra nesta quarta-feira, dia 19.

Cidades

18 mar 2025

Há 15 anos, a Vivace Ótica tem se destacado no mercado óptico brasileiro, oferecendo uma experiência única que combina técnica,

Cidades

18 mar 2025

O início do outono, às 6h01 desta quinta-feira (20), trará o aumento das noites propícias à observação do céu. A

Cidades

18 mar 2025

A Faculdade de Americana (FAM) promove, no próximo dia 24 de março (segunda-feira), a 7ª edição do EmpregaFAM, a maior

Anunciar ou recomendar matéria