Redação Jornal Americanense

Saturno e seus anéis poderão ser observados no OMA a partir desta semana

O mais belo planeta do Sistema Solar, Saturno e seus anéis estão em destaque a partir desta semana no OMA (Observatório Municipal de Americana). As visitas ocorrem às quartas e sextas-feiras, a partir das 19h, com grupos de 15 pessoas a cada hora – são até quatro grupos por noite. O agendamento deve ser feito pelo telefone (19) 3408-4800. O espaço é administrado pela Secretaria de Cultura e Turismo.

“Saturno é o sexto planeta por ordem de distância ao Sol, localizado entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta, depois de Júpiter, e um dos planetas gasosos do sistema. É, também, o de menor densidade. Numa ideia absurda, se o colocássemos numa banheira gigantesca, ele boiaria! O aspecto mais característico de Saturno é o magnífico sistema de anéis, perfeitamente visível pelos telescópios do OMA”, explica o astrônomo e coordenador do espaço, Carlos H. A. Andrade.

Ele destaca ainda que o nome do planeta provém do deus romano Saturno, outro nome de Cronos, o Senhor do Tempo, antigo titã da mitologia grega. Visível facilmente a olho nu a partir das 19h no horizonte leste, o planeta provoca sucessivas exclamações quando observado pelo telescópio.

A rotação rápida, de 10h39min26s, faz de Saturno o planeta mais achatado do sistema solar. Cada revolução ao redor do sol leva 29 anos terrestres.

PLANETAS GIGANTES

Além de Saturno, Júpiter, o maior planeta do sistema solar, também será mostrado a partir de novembro. Dessa forma, o final do ano será reservado a observação dos planetas gasosos.

Nos dias 20 e 22 de setembro, outro astro chamará a atenção: a lua, em sua fase crescente, a melhor para ser observada. Crateras, montanhas, vales e planícies lunares poderão ser observados com riqueza de detalhes.

O acesso ao Observatório pode ser feito pela entrada do Jardim Botânico, na Rua Abrahim Abraham, s/nº, Parque Residencial Nardini. Na ocorrência de tempo nublado ou chuvoso, o agendamento é automaticamente cancelado e deve ser feito novamente.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

13 abr 2024

O “FÉstival – um dia da celebração da fé e da família” divulgou sua programação completa de shows. Nos palcos

Cidades

12 abr 2024

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, ao lado do vice-prefeito Odir Demarchi, entregou a reforma e ampliação da Escola Municipal

Cidades

12 abr 2024

A Secretaria de Saúde de Americana iniciou nesta quinta-feira (11) a vacinação contra a dengue com o atendimento de 95

Cidades

12 abr 2024

Sumaré é uma das cidades da região que irá receber recursos do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos).

Cidades, Saúde

11 abr 2024

As obras de construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Antônio Zanaga tiveram início nesta semana com

Cidades

11 abr 2024

A Glass Limpeza, especializada em limpeza de vidros em Americana, comemora uma década de sucesso na RMC (Região Metropolitana de