Redação Jornal Americanense

Educação ambiental recebe veículo zero km para atividades em Americana

O prefeito Chico Sardelli entregou nesta sexta-feira (16) um veículo novo, zero quilômetro, para a equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente

O prefeito Chico Sardelli entregou nesta sexta-feira (16) um veículo novo, zero quilômetro, para a equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. O investimento vai reforçar as ações desenvolvidas e realizadas pelo setor em Americana. A minivan Spin, com sete lugares, foi adquirida com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, ao custo de R$ 126,3 mil. A entrega ocorreu durante a manhã no estacionamento do Paço Municipal.

“O novo veículo será muito importante para auxiliar a equipe de educação ambiental em seus diversos projetos junto às escolas, alunos, empresas, implementando as ações ambientais e educativas que atendem toda a população. A educação ambiental tem um papel fundamental e precisamos pensar nas futuras gerações”, disse o prefeito Chico.

“Essa é também uma aquisição que irá agregar à frota de veículos da Prefeitura para prestação de serviços à população. Um esforço para fortalecer ainda mais a educação ambiental e levar os projetos e ações para toda a cidade, em prol do meio ambiente. A equipe da educação ambiental é muito dedicada. Parabenizo e agradeço a todos pelo trabalho”, destacou o vice-prefeito Odir Demarchi.

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, ressaltou a importância do novo veículo. “É um marco para a educação ambiental de Americana a conquista de um veículo zero quilômetro que atenda às necessidades diárias da equipe, proporcionando melhores condições de trabalho e de segurança aos funcionários. São muitos projetos ambientais implantados e em andamento, além das futuras ações que serão promovidas, beneficiando toda a população”, explicou Fábio.

Um concurso será realizado para a escolha do nome do veículo, segundo a diretora de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura, Kátia Birke. A ação será lançada na Semana da Água, em março. A revelação do vencedor está marcada para a Feira Ambiental Municipal de Americana (Feama), em junho.

“De forma interativa com a comunidade escolar, será lançado um concurso para a escolha de um nome que será atribuído ao veículo, um símbolo da educação ambiental da cidade. O carro já foi adesivado com as ilustrações dos mascotes do Meio Ambiente, que também foram escolhidos pela população. Desta forma promoveremos a interação entre os participantes com foco no tema ambiental”, observou Kátia.

Durante a entrega do veículo, o relatório das ações voltadas para a educação ambiental, realizadas em 2023, foi apresentado ao prefeito Chico Sardelli. Ao todo, as atividades atingiram um público de 33.598 pessoas nas ações presenciais e cerca de 40 mil nos projetos digitais. Foram 38 escolas participantes, 45 ações direcionadas à população em geral, 365 campanhas educativas online, seis cursos presenciais e online, quatro visitas guiadas, 105 materiais educativos, 12 calendários ambientais e 12 inclusivos, além de seis eventos com temáticas ambientais. Também foram promovidas as semanas da Água, do Meio Ambiente e da Arborização Urbana.

Os projetos de educação ambiental em 2024 serão iniciados a partir de 1º de março. Os agendamentos de escolas e empresas já estão abertos e podem ser feitos pelos telefones (19) 3405-1834, 3405-1834 (WhatsApp) e pelo e-mail educambiental@americana.sp.gov.br

Também participaram da entrega do veículo nesta sexta-feira o vereador Thiago Martins, o secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão, o secretário adjunto de Meio Ambiente, Neto Franzatto, e a chefe de gabinete do secretário, Andréa Gonçales.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cidades

22 abr 2024

Os mais de cinco mil candidatos inscritos no concurso público aberto pela Câmara Municipal de Americana para o preenchimento de

Cidades

22 abr 2024

A família de Danillo de Freitas, um programador de torno de 40 anos, está lançando uma campanha para doação de

Cidades

22 abr 2024

O CCL (Centro de Cultura e Lazer) recebeu um público rotativo de 18 mil pessoas ao longo deste final de

Cidades

21 abr 2024

A parceria para realização das atividades da Associação Anjos da Alegria no Hospital Municipal Dr. Waldemar, em Americana, foi reforçada

Cidades

21 abr 2024

A 2ª edição da Rota Cervejeira de Americana levou um público rotativo de cerca de oito mil pessoas ao CCL

Cidades

20 abr 2024

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), acompanhado do vice-prefeito Odir Demarchi, entregou neste sábado (20) a revitalização da Praça