Redação Jornal Americanense

Americana promove oficina gratuita de maculelê na Estação Cultura

Oficina será ministrada no sábado (29) às 15 horas pelo Centro Cultural Candeeiro

A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana promove, no sábado (29), uma oficina de maculelê, que será ministrada na Estação Cultura, às 15 horas, pelo Centro Cultural Candeeiro. O curso faz parte de uma contrapartida da Lei Aldir Blanc de fomento à cultura. As inscrições podem ser efetuadas pelo link https://linktr.ee/Candeeeiro .

O maculelê é um tipo de dança folclórica da Bahia, com matriz nas culturas afro-brasileira e indígena com sua origem ligada às fazendas de produção da cana-de-açúcar. Simula uma luta com bastões de madeira, ao som de atabaques e cânticos. Esta dança baiana mais tarde se mesclou a outras manifestações culturais brasileiras, como a capoeira e o frevo.

O maculelê faz parte da cultura brasileira e deve ser preservado como patrimônio cultural, assim como a capoeira. Deve ser mantido e respeitado como tradição. Seja ela trazida por ancestrais africanos ou criada por nativos indígenas, a beleza do maculelê traz em si os traços da miscigenação cultural do país.

Ressalte-se que, durante a oficina, os protocolos de higiene serão seguidos, com uso de máscara, higienização com álcool em gel e distanciamento entre os participantes. A Estação Cultura funciona na antiga estação ferroviária da cidade, hoje um centro cultural, ao lado do Terminal Urbano, na região central.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

18 abr 2024

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu nesta quarta-feira (17) as inscrições para o

Cultura

17 abr 2024

Mais um espaço dedicado à literatura irá compor o Universo Adonis. Com a Editora Adonis, são cerca de duas décadas

Cultura

17 abr 2024

As inscrições e a entrega dos trabalhos para o 23º Salão do Humor Internacional em Americana 2024 podem ser feitas

Cultura

17 abr 2024

O OMA (Observatório Municipal de Americana), administrado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, passa a ser denominado “Astrônomo

Cultura

16 abr 2024

Para promover a literatura e incentivar o hábito da leitura, o Paulínia Winner Mall Shopping recebe a segunda edição do

Cultura

16 abr 2024

O Juca Jazz Festival em 2024 ocorrerá em Americana e Nova Odessa, duas cidades vizinhas com fortes laços econômicos e