Últimas Notícias

Americana promove oficina gratuita de maculelê na Estação Cultura

- Advertisement -

Oficina será ministrada no sábado (29) às 15 horas pelo Centro Cultural Candeeiro

A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana promove, no sábado (29), uma oficina de maculelê, que será ministrada na Estação Cultura, às 15 horas, pelo Centro Cultural Candeeiro. O curso faz parte de uma contrapartida da Lei Aldir Blanc de fomento à cultura. As inscrições podem ser efetuadas pelo link https://linktr.ee/Candeeeiro .

O maculelê é um tipo de dança folclórica da Bahia, com matriz nas culturas afro-brasileira e indígena com sua origem ligada às fazendas de produção da cana-de-açúcar. Simula uma luta com bastões de madeira, ao som de atabaques e cânticos. Esta dança baiana mais tarde se mesclou a outras manifestações culturais brasileiras, como a capoeira e o frevo.

- Advertisement -

O maculelê faz parte da cultura brasileira e deve ser preservado como patrimônio cultural, assim como a capoeira. Deve ser mantido e respeitado como tradição. Seja ela trazida por ancestrais africanos ou criada por nativos indígenas, a beleza do maculelê traz em si os traços da miscigenação cultural do país.

Ressalte-se que, durante a oficina, os protocolos de higiene serão seguidos, com uso de máscara, higienização com álcool em gel e distanciamento entre os participantes. A Estação Cultura funciona na antiga estação ferroviária da cidade, hoje um centro cultural, ao lado do Terminal Urbano, na região central.

- Advertisement -

Latest Posts

spot_img

Mais Lidas