A exposição “Iconografia – SHN em Gravuras”, com os últimos trabalhos do gênero produzidos pelo Coletivo SHN, pode ser visitada até esta sexta-feira (28), no MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Americana, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e a classificação é livre. O MAC fica no CCL (Centro de Cultura e Lazer), na Avenida Brasil, 1.293.
A exposição é uma contrapartida do projeto SHN 25 Anos, contemplado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022).
“Ainda dá tempo de prestigiar essa exposição do SHN, uma referência da arte não só no Brasil, mas também no exterior. São trabalhos muito bonitos, que levam o nome de Americana a muitos países”, destaca a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.
O grupo americanense de arte multidisciplinar reúne artistas das artes gráficas, arquitetura, vídeo e grandes pinturas. As obras incluem apropriação e transformação de imagens, assim como a transposição para diversas mídias.
Impressas de forma simples, utilizando serigrafia de baixa tecnologia e cores planas, as gravuras revelam ícones que decodificam conceitos através de traços e cores, dirigidas a um público universal, de fácil leitura e abertas a diversas situações e interpretações.
Através desta coleção única, o SHN fortalece o formato tradicional de comunicação e arte: meia folha – pôster 66×48 cm. Cada peça apresentada nesta exposição representa não apenas uma obra de arte de uma pequena série, mas também um poderoso veículo de comunicação que transmite mensagens e emoções com uma abordagem visual simples.