O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Americana exibe, na próxima segunda-feira (21), o filme nacional “O Homem do Sputnik”, durante a Sessão Pontos MIS. O programa MIS acontece em Americana por meio de parceria entre a Prefeitura de Americana, via Secretaria de Cultura e Turismo e o MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo. A sessão começa às 19h30 e a entrada é gratuita. O MAC Americana fica no Centro de Cultura e Lazer (CCL), à Avenida Brasil, 1293, Jardim São Paulo. A obra tem classificação livre.
A comédia de 1959 traz para as telas a história do casal de caipiras comerciantes de ovos, Anastácio e Cleci, surpreendidos por um estrondo em seu galinheiro, quando um estranho objeto cai no local. Para recuperar o prejuízo causado pela morte das galinhas após a queda, Anastácio tenta negociar o suposto satélite parecido com o famoso Sputnik. A ação, porém, chama a atenção de espiões internacionais, que transformam a vida do pacato Anastácio e de sua esposa Cleci em um verdadeiro caos.
O longa-metragem dirigido por Carlos Manga tem em seu elenco artistas como Oscarito, Cyl Farney, Zezé Macedo, Norma Bengell e Jô Soares, entre outros. O filme recebeu o Prêmio Associação Brasileira dos Cronistas Cinematográficos (1959) de Melhor Atriz Secundária para Norma Bengell e o Prêmio de Melhor Diretor e Melhor Argumento (1959) para o roteirista José Cajado Filho.
“O MAC Americana exibe obras de inestimável valor artístico e esta é uma oportunidade de aprofundar o próprio repertório sobre o cinema nacional. Convido todos a prestigiarem”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.