A exposição “Revisitando a Modernidade – Paisagens Obra Assinada” ocupa o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Americana com trabalhos de artistas, produtores e estudiosos de cinco estados brasileiros. A mostra, realizada pela primeira vez fora da capital paulista, pode ser visitada até o dia 30 de janeiro, com entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro de Cultura e Lazer (CCL), localizado na Avenida Brasil, 1.293, no Jardim São Paulo.
A exposição reúne propostas, projetos, processos de trabalho e reflexões de dez criadores, incluindo a artista americanense Leila Mirandola e nomes como Olivio Guedes, Lucia Py, Luciana Mendonça, Cristiane Ohassi, Heraclio Silva, Carmen Gebaile, Lucia Porto, Gersony Silva e Miriam Nigri Schreier. O objetivo é fomentar a discussão sobre o saber e o fazer artístico.
A iniciativa integra o programa “Circuito Outubro Aberto 2025”, no qual os participantes abrem seus espaços de criação. Além das obras expostas no MAC, o público pode acessar também conteúdos complementares, como detalhes da produção e do processo criativo, por meio de QR Codes instalados nos ateliês dos artistas. A visitação aos ateliês deve ser agendada por e-mail.
“Conhecer a produção dos artistas de Americana e de outros municípios do país enriquece nossa compreensão sobre o Brasil e o repertório cultural individual. Por isso, convido as pessoas a prestigiarem a mostra no MAC”, disse o secretário municipal de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.
A exposição é realizada pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e pela Entrepostos Mercado Arte Cultura (EMAC), com apoio dos projetos Circuito Outubro Aberto (ProCOa) e Mercar Outubro Aberto (ProMoa) e do Núcleo de Arte Contemporânea Latino Americana (NACLA). Mais informações, portfólios e e-mails dos participantes estão disponíveis no site procoaoutubroaberto.blogspot.com.






