Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

OMA comemora 37 anos com observação especial da Lua e de Saturno com seu sistema de anéis

Além das observações aos telescópios, outras atividades ajudarão a compor uma rica experiência aos visitantes, inclusive o bate-papo astronômico com o responsável pelo OMA

O Observatório Municipal de Americana (OMA), ligado à Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, abre as portas ao público excepcionalmente na próxima quinta-feira (4), às 19h, em comemoração aos seus 37 anos de atividade.

De acordo com o astrônomo e responsável pelo espaço, Carlos H. A. Andrade, durante a semana, dois astros chamarão a atenção: a Lua, que estará em sua melhor fase (Crescente) para a observação, e o planeta Saturno com seu sistema de anéis, que nessa época começa a ser observado a partir das 21h.

“Além das observações aos telescópios, outras atividades ajudarão a compor uma rica experiência aos visitantes, inclusive o bate-papo astronômico, que entretêm os visitantes por um longo tempo”, explicou.

O OMA recebe visitas em grupos de 10 pessoas, às quartas e sextas-feiras, mediante inscrição pelo telefone (19) 3408-4800. São quatro grupos de visitação por noite, às 19h, 20h, 21h e 22h. “Por conta da data comemorativa, o OMA abrirá suas portas ao público excepcionalmente na quinta-feira (dia 4) também, quando serão atendidos, conforme já ocorre nos demais dias, 4 grupos.”, detalhou Andrade.

A visita dura em média 50 minutos e, em caso de tempo nublado ou chuva, a agenda é cancelada, sendo necessária a marcação de nova data. Por questões de segurança, crianças com menos de 5 anos não podem entrar na cúpula, tendo acesso ao terraço do Observatório na companhia de um adulto.

O acesso ao OMA é feito pela entrada do Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carroll Meneghell”, localizado à Rua Abrahim Abraham, s/nº, no bairro Parque Residencial Nardini.

História

O OMA foi inaugurado em 4 de agosto de 1985 pelo então prefeito Carroll Meneghel e, de acordo com Andrade, foi o segundo de sua modalidade em todo o país – o primeiro foi o de Campinas, em 1977 – e o primeiro a ser instalado dentro de um Parque Ecológico.

“Ele foi produto de um projeto idealizado por dois astrônomos de Campinas, Nelson Travnik e Jean Nicolini (já falecido), em parceria com o astrônomo americanense Guilherme Grassmann, do Observatório Sagitário, o qual foi posteriormente apresentado ao então DECET (Departamento de Educação, Cultura, Esportes e Turismo)”, disse.

Além das observações abertas ao público, o OMA desenvolve atividades no atendimento a grupos escolares e científicas, como registros fotográficos de todos os eclipses lunares e solares e de cometas vistos de Americana e região.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

20 maio 2024

A ópera “Suor Angelica”, de Giacomo Puccini, será a atração do Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, nesta quinta-feira (23),

Cultura

17 maio 2024

O 10º Encontro de Ferreomodelismo da Região Metropolitana de Campinas acontecerá neste sábado (18), das 9h às 20h, na Estação

Cultura

17 maio 2024

Adonópolis, espaço criado pela Editora Adonis, completa nesta terça-feira (14) dois anos. Para comemorar o aniversário, um evento gratuito será

Cultura

17 maio 2024

O Teatro Municipal Lulu Benencase tem uma atração em cartaz para o público infantil neste domingo (19), com “Chapeuzinho Vermelho”,

Cultura

16 maio 2024

Começou nesta quarta-feira (15) a retirada dos ingressos para a apresentação da ópera “Suor Angelica”, de Giacomo Puccini, no Teatro

Cultura

16 maio 2024

O Teatro Municipal Lulu Benencase recebe neste sábado (18) o stand-up “Improvável”, em duas sessões: às 19h e às 21h.