Pesquisar
Close this search box.

Redação Jornal Americanense

Reforma do Teatro Municipal “Manoel Lyra” avança em Santa Bárbara

Segue a reforma do Teatro Municipal “Manoel Lyra” em Santa Bárbara d’Oeste. Com investimento de mais de R$ 2,2 milhões são executados serviços de troca do telhado, remodelação de toda a fachada, reforma dos sanitários públicos localizados no hall de entrada, reforma do café, ampliação e reforma de todo o hall de entrada, com novo piso, iluminação e decoração, troca de todo o piso externo, inclusive do passeio público e novo paisagismo, além da reforma de todo o pavimento superior, onde encontra-se instalada a Secretaria de Cultura e Turismo e pintura do prédio.

Anteriormente, em 2021, a Prefeitura executou a reforma interna da sala de espetáculos, que ganhou modelo de poltrona mais confortável, com assento mais alto e um encosto fixo, como nova cor, preta; além de atender um Plano de Acessibilidade, oferecendo poltronas para obesos, bem como para pessoas com mobilidade reduzida e espaços para cadeirantes com acompanhantes. Foram instaladas 584 novas poltronas na ocasião. O piso do palco do Teatro também foi substituído por assoalho com sistema de amortecimento que oportuniza uma melhor experiência aos artistas, especialmente da dança. Além das substituições das poltronas e carpete, o local recebeu a substituição de parte do forro lambril e é preparada a higienização completa das paredes internas.

O Teatro

Inaugurado em 26 de junho de 1995, o Teatro Municipal “Manoel Lyra” foi um espaço criado para resgatar a emoção, o interesse e o desenvolvimento cultural de Santa Bárbara d’Oeste. Hoje é um ícone da cultura e um patrimônio da história barbarense e recebe o nome de um pioneiro do teatro no interior paulista: Manoel Lyra, artista barbarense que dedicou sua vida à arte dramática de forma apaixonada e incansável.

O Teatro Municipal “Manoel Lyra” é palco de diversas manifestações culturais: teatro, dança, shows musicais, palestras, workshops, orquestras, entre outros. Por ano, mais de 45 mil pessoas prestigiam apresentações na sala de espetáculos barbarense.

O local tem capacidade para 596 pessoas, sendo 584 poltronas, seis poltronas para obesos e seis lugares para cadeirantes, contando com 4 camarins (2 superiores e 2 inferiores), palco italiano com 12 metros de boca e 9 metros de profundidade, além de uma excelente acústica.

Quem foi Manoel Lyra?

O Teatro Municipal recebe o nome de um pioneiro das artes da cena no interior paulista: Manoel Lyra, artista barbarense que dedicou sua vida à arte dramática de forma apaixonada e incansável e foi um dos grandes batalhadores pelo teatro amador da cidade nas décadas de 50 e 60, quando existiam os grêmios dramáticos.

Nenê Lyra, como era chamado pelos amigos, foi operador da máquina de projeção do antigo Cine Santa Bárbara e depois do Cine Santa Rosa. Fundou os Grêmios Dramáticos “Os Filhos do Progresso”, “União Operária” e “Santa Bárbara” – esse último junto sua esposa Benedicta Amaral. Destacado como símbolo da arte teatral da cidade, Manoel Lyra morreu em 18 de janeiro de 1973.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Cultura

16 jun 2024

Neste segundo Domingo da Família São Vicente (16), encerramento da Festa de Americana, ocorre o espetáculo inédito “A Força do

Cultura

15 jun 2024

Neste sábado (15) é a vez da boiadeira Ana Castela, Gustavo Mioto, Lauana Prado e da dupla Jorge & Mateus

Cultura

13 jun 2024

Neste sábado (15) a banda Dance of Days, que marcou profundamente o cenário emo e hardcore dos anos 2000, fará

Cultura

13 jun 2024

O Mês do Rock será celebrado em Americana com a segunda edição do “Rock Day Festival”, nos dias 19 e

Cultura

12 jun 2024

O Teatro Municipal “Manoel Lyra” será reinaugurado no dia 26 deste mês, data em que completa 29 anos de existência,

Cultura

12 jun 2024

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, entrega nesta quarta-feira (12), às 10h, a nova