Redação Jornal Americanense

Rafael de Barros: Como a Guerra da Ucrânia pode afetar o Brasil?

A guerra entre Rússia e Ucrânia começou há pouco mais de 10 dias e as notícias dessa catástrofe mundial têm monopolizado os canais do Brasil, seja por redes sociais, TVs, jornais, ou qualquer outro veículo de comunicação.

Mas além das evidentes tragédias sociais que temos visto todos os dias, causadas principalmente pelo ditador megalomaníaco russo Vladimir Putin, muitas pessoas se perguntam: o que isso nos afeta diretamente aqui no Brasil, tão distante geograficamente desta guerra?

Bom, em um mundo globalizado como vivemos é difícil de imaginar que alguém acredite que algum país passe totalmente ileso dos efeitos colaterais da guerra, né?

Mas, enfim, vamos listar aqui como os efeitos desta guerra podem afetar de forma direta nosso país:

– Inflação: a inflação mundial já está em um nível há muito não visto, devido aos reflexos da pandemia e a emissão de dinheiro para conter impactos econômicos. Agora, com a guerra, o preço do petróleo já disparou (se prepare para sentir no bolso e nos postos de combustíveis), assim como o de algumas commodities, como o trigo, por exemplo (e tudo o que é feito dele, obviamente)

– Juros: com uma alta maior ainda da inflação, o banco central do Brasil deve elevar ainda mais a taxa de juros do nosso país, o que retira dinheiro do mercado e faz com que os investimentos, e a economia, desacelerem. Isso significa PIB menor, e geração de empregos em menor quantidade. Além disso, se outros bancos centrais mundo afora resolverem tomar o mesmo caminho, os impactos na economia mundial serão ainda maiores.

– Agronegócio: a Rússia é um dos maiores produtores mundiais de substratos para produção de fertilizantes. Isso pode afetar nosso agronegócio, nosso maior e mais importante produto de exportação.

Importante lembrar que nenhuma dessas alterações ocorrem de forma isolada. O aumento da inflação reduz o poder de compra da população, principalmente os que recebem menos, piorando demais a qualidade de vida dos brasileiros. Somando-se a isso, o aumento da taxa de juros e a desaceleração econômica também faz pressão pra baixo nos níveis de empregos e salários, o que piora ainda mais o cenário.

Então sim, a guerra da Rússia e da Ucrânia é péssima para eles, é inaceitável para os dias de hoje, e também vai nos afetar bastante. Mesmo porque uma crise externa refletindo internamente pode afetar substancialmente inclusive o resultado das nossas eleições desde ano, que é o que mais vai impactar nossas vidas para os próximos quatro anos.

Só nos resta rezar pela paz no mundo, e trabalhar muito, porque nosso país, e nós, precisaremos disso.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Economia

26 jul 2024

Após ter sido adiada por 3 vezes, a Portaria 3.665/2023, que estabelece as novas regras para o trabalho aos domingos

Economia

16 jul 2024

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, considera uma “crueldade” com o trabalhador que opta pelo saque-aniversário ficar 2

Brasil, Economia

12 jul 2024

Aprovada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em 13/06 deste ano, a Resolução nº 1.732 permite aos alunos do curso

Economia

11 jun 2024

O novo Portal de Serviços da Receita Federal, que teve sua primeira etapa implementada no dia 1º de junho, já

Brasil, Economia

2 maio 2024

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou no dia 24 de abril mais uma redução dos tetos de juros

Economia

17 dez 2023

Americana obteve um crescimento de 26% no PIB (Produto Interno Bruto) de 2021 em comparação com o ano de 2020,