Redação Jornal Americanense

Rafael de Barros: Como a Guerra da Ucrânia pode afetar o Brasil?

A guerra entre Rússia e Ucrânia começou há pouco mais de 10 dias e as notícias dessa catástrofe mundial têm monopolizado os canais do Brasil, seja por redes sociais, TVs, jornais, ou qualquer outro veículo de comunicação.

Mas além das evidentes tragédias sociais que temos visto todos os dias, causadas principalmente pelo ditador megalomaníaco russo Vladimir Putin, muitas pessoas se perguntam: o que isso nos afeta diretamente aqui no Brasil, tão distante geograficamente desta guerra?

Bom, em um mundo globalizado como vivemos é difícil de imaginar que alguém acredite que algum país passe totalmente ileso dos efeitos colaterais da guerra, né?

Mas, enfim, vamos listar aqui como os efeitos desta guerra podem afetar de forma direta nosso país:

– Inflação: a inflação mundial já está em um nível há muito não visto, devido aos reflexos da pandemia e a emissão de dinheiro para conter impactos econômicos. Agora, com a guerra, o preço do petróleo já disparou (se prepare para sentir no bolso e nos postos de combustíveis), assim como o de algumas commodities, como o trigo, por exemplo (e tudo o que é feito dele, obviamente)

– Juros: com uma alta maior ainda da inflação, o banco central do Brasil deve elevar ainda mais a taxa de juros do nosso país, o que retira dinheiro do mercado e faz com que os investimentos, e a economia, desacelerem. Isso significa PIB menor, e geração de empregos em menor quantidade. Além disso, se outros bancos centrais mundo afora resolverem tomar o mesmo caminho, os impactos na economia mundial serão ainda maiores.

– Agronegócio: a Rússia é um dos maiores produtores mundiais de substratos para produção de fertilizantes. Isso pode afetar nosso agronegócio, nosso maior e mais importante produto de exportação.

Importante lembrar que nenhuma dessas alterações ocorrem de forma isolada. O aumento da inflação reduz o poder de compra da população, principalmente os que recebem menos, piorando demais a qualidade de vida dos brasileiros. Somando-se a isso, o aumento da taxa de juros e a desaceleração econômica também faz pressão pra baixo nos níveis de empregos e salários, o que piora ainda mais o cenário.

Então sim, a guerra da Rússia e da Ucrânia é péssima para eles, é inaceitável para os dias de hoje, e também vai nos afetar bastante. Mesmo porque uma crise externa refletindo internamente pode afetar substancialmente inclusive o resultado das nossas eleições desde ano, que é o que mais vai impactar nossas vidas para os próximos quatro anos.

Só nos resta rezar pela paz no mundo, e trabalhar muito, porque nosso país, e nós, precisaremos disso.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Economia

15 abr 2025

Não é de hoje que muitos se perguntam: o que acontece caso eu deixe de enviar a minha Declaração ao

Economia

10 abr 2025

Neste ano, a restituição do IRPF seguirá, como de costume, um calendário de pagamentos com regras de prioridade. Assim sendo,

Economia

26 mar 2025

O governo federal liberou, no dia 21/03, sexta-feira, a plataforma “Crédito do Trabalhador”, que expande o acesso ao crédito consignado

Economia

21 mar 2025

Os secretários municipais de Sumaré, Ed Carlo Michelin, Desenvolvimento Econômico, e Claudio Quércia, Convênios e Projetos Especiais, receberam na terça-feira

Economia

16 mar 2025

As normas e procedimentos para a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física

Economia

14 mar 2025

Apesar de as datas oficiais ainda não terem sido divulgadas pela Receita Federal, tradicionalmente, o prazo para declaração do Imposto

Anunciar ou recomendar matéria