Israel planeja facilitar saída voluntária de moradores de Gaza em meio a tensões internacionais

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, instruiu o exército a elaborar um plano para facilitar a “saída voluntária” dos residentes da Faixa de Gaza. Esta decisão alinha-se com a recente proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sugere a realocação dos palestinos de Gaza e a subsequente reconstrução da região sob supervisão americana.

Katz enfatizou que os moradores de Gaza devem ter a liberdade de emigrar, como é comum em outras partes do mundo. Ele sugeriu que países que criticaram as operações militares de Israel em Gaza, como Espanha, Irlanda e Noruega, deveriam estar dispostos a receber esses residentes. O plano proposto inclui opções de saída por vias terrestres, marítimas e aéreas.

A proposta de Trump enfrentou críticas internacionais, sendo considerada por muitos como uma violação do direito internacional e potencialmente um crime de guerra. Países como Rússia, China, Alemanha e Arábia Saudita expressaram oposição ao plano, alertando para o risco de novos conflitos e sofrimento. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, descreveu a ideia como “notável” e digna de consideração.

Em resposta às declarações de Katz, o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, rejeitou a sugestão de acolher palestinos deslocados, afirmando que “a terra dos gazatíes é Gaza” e que não se deve discutir a relocação dos palestinos.

A situação em Gaza permanece tensa, com desafios humanitários significativos e debates internacionais sobre as melhores soluções para a crise em andamento.

Foto: Forças Israelenses de defesa/divulgação via Reuters/ Agência Brasil

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Mundo

11 nov 2025

Marie Pearl Zellmer Robinson entrou para o Guinness World Records por um motivo inusitado: ela tem a maior boca do

Mundo

10 nov 2025

O eclipse solar mais longo do século 21 ocorrerá no dia 2 de agosto de 2027. O fenômeno deve durar

Mundo

4 nov 2025

Uma mãe viveu um momento de dor e esperança ao abraçar o filho prematuro acreditando que seria a última vez.

Mundo

3 nov 2025

Uma jovem colombiana de 22 anos, identificada como María José Ardila, morreu nesta quinta-feira (30) após sofrer coma alcoólico ao

Mundo

29 out 2025

O que era para ser uma aventura memorável, para ser compartilhada com família e amigos, teve um desfecho triste. Uma

Mundo

23 out 2025

Um homem de 74 anos causou perplexidade ao simular a própria morte apenas para descobrir quantas pessoas compareceriam ao seu

Anunciar ou recomendar matéria