Casal abandona cão ferido e finge morte do animal para evitar tratamento

Casal abandona cão ferido e finge morte do animal para evitar tratamento

A Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), atendeu nesta quinta-feira (18) a uma denúncia de maus-tratos envolvendo um cão da raça Shih Tzu. O animal, encontrado ferido em um canavial próximo ao bairro Recanto Solar, foi resgatado por um popular e levado à clínica veterinária Bareze, na Rua Oscar Ramos.

Ao chegar ao local, os guardas ambientais foram informados pelos veterinários da clínica de que o mesmo cão havia sido atendido anteriormente, em 16 de julho. Segundo os profissionais, o tutor levou o animal com um grave ferimento na cauda. Diante da necessidade de uma cirurgia de amputação, avaliada em R$ 700,00, o homem demonstrou descontentamento, culpou a filha e o próprio cão pela situação, recusou a medicação e deixou o local com o animal.

Posteriormente, no mesmo dia, ele retornou à clínica e agendou a cirurgia para o dia seguinte, 17 de julho. No entanto, por volta das 10h da manhã, a esposa do tutor ligou para a clínica informando que o cão teria morrido durante a madrugada, e que o corpo havia sido recolhido para cremação em local não informado. A cirurgia, então, foi cancelada.

A farsa foi descoberta quando um denunciante encontrou o cão abandonado e ferido no canavial e o levou novamente à mesma clínica, onde foi imediatamente reconhecido pelos profissionais como o animal que supostamente havia morrido. A equipe do GPA foi acionada e iniciou diligências.

Na residência dos tutores, a equipe encontrou apenas a esposa do indivíduo, que assumiu responsabilidade pelo animal. Questionada, ela manteve a versão inicial sobre a morte do cão, mas foi informada de que o animal havia sido encontrado vivo. Confrontada com os fatos, acabou admitindo ter participado da farsa e do abandono.

Os responsáveis pela ocorrência foram encaminhados ao 3º Distrito Policial, onde a autoridade policial determinou a autuação da mulher com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que trata de maus-tratos a animais. Após o registro, ela foi liberada.

O cão permanece sob cuidados veterinários na clínica, e, quando receber alta, ficará provisoriamente sob a tutela da autora do crime. Ele segue em recuperação e deverá ser acompanhado por órgãos de proteção animal.

COmpartilhe

Facebook
X
WhatsApp

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

24 out 2025

Um caso de feminicídio seguido de suicídio foi registrado em Americana nesta sexta-feira (24). Segundo informações preliminares da Polícia Civil,

Polícia

23 out 2025

A Polícia Civil de Americana, por meio da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), prendeu na manhã desta quinta-feira (23)

Polícia

23 out 2025

Quatro indivíduos foram presos em flagrante na tarde de terça-feira (22), em Santa Bárbara d’Oeste, após uma operação da Polícia

Polícia

23 out 2025

Um jovem identificado como Cleiton da Silva Conrado, de 25 anos, foi encontrado morto em sua casa, em Osasco (SP),

Polícia, Saúde

22 out 2025

Uma paciente do Distrito Federal será indenizada em R$ 40 mil após ter uma compressa cirúrgica esquecida no abdômen por

Polícia

22 out 2025

O youtuber João Paulo Manoel, de 45 anos, conhecido nas redes sociais como Capitão Hunter, foi preso nesta quarta-feira (22)

Anunciar ou recomendar matéria