Na manhã desta quarta-feira (25), policiais civis da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana, deflagraram a operação ‘Área Central’, com o objetivo de desmantelar um esquema de armazenamento e distribuição de drogas na região central da cidade. A ação ocorreu na rua Dr. Carlos Chagas, no bairro Cordenonsi, onde um estudante de 16 anos foi apreendido.
Durante o monitoramento da área, os policiais identificaram o adolescente que, segundo as investigações, era responsável pelo abastecimento de pontos de venda de drogas localizados nas proximidades da linha férrea. Após ser abordado pelos policiais, o jovem confessou armazenar drogas em sua residência.
Na casa do suspeito, as autoridades localizaram 208 porções de maconha, pesando 420 gramas, e 140 pedras de crack, totalizando 44 gramas. Além das drogas, foram apreendidas uma balança de precisão, cem embalagens vazias do tipo ‘ziploc’ e uma folha manuscrita com anotações, possivelmente ligadas ao tráfico.
O adolescente, que já possuía registro de atos infracionais por tráfico de drogas, foi conduzido à sede da Dise, acompanhado de seu responsável legal. As drogas e os objetos apreendidos foram apresentados à autoridade policial. Diante das evidências, foi determinada a apreensão do jovem, que, após passar por exame cautelar, foi encaminhado à Fundação Casa.
Ações da Dise
A Operação ‘Área Central’ é parte de uma série de ações que visam combater o tráfico de drogas em Americana, especialmente em áreas próximas à linha férrea, que tem sido ponto estratégico para a atuação de traficantes.