Redação Jornal Americanense

Gama comemora 80 anos em cerimônia no CCL realizada nesta quinta

Os oitenta anos da Gama (Guarda Municipal de Americana) foram comemorados em uma solenidade especial na noite desta quinta-feira (13), no auditório do CCL – Centro de Cultura e Lazer, que foi marcada pela emoção e resgate da história e das conquistas da corporação.

Os homenageados, familiares e autoridades foram recebidos com uma apresentação da Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi”. A cerimônia contou com a presença do prefeito Chico Sardelli; do vice Odir Demarchi; do presidente da Câmara de Americana, Thiago Brochi; do líder do Governo na Câmara, vereador Lucas Leoncine; do vereador Fernando da Farmácia; do comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva; do delegado da DDM – Delegacia de Defesa da Mulher, José Donizete; e do comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Adriano Daniel. Também estiveram presentes representantes das guardas municipais de Santa Bárbara d´Oeste, Capivari e Cosmópolis.

“Sempre lutei pelas guardas municipais, desde quando era deputado. Agora, como prefeito não é diferente. Temos a muralha digital com 123 câmeras e será ampliada para fechar todas as entradas e saídas de Americana. Nova frota até o final do ano, armamento renovado, aposentamos os revólveres antigos, agora só pistola automática além dos fuzis que já chegaram. Temos novo fardamento após 14 anos, fizemos o concurso público para aumentar o efetivo após 11 anos, tudo isso para que a nossa Gama continue cuidando do cidadão. Parabéns a todos vocês que arriscam a vida pela cidade. Sou um defensor de tudo o que vocês fazem. Parabéns pelos 80 anos”, disse o prefeito Chico.

“Já realizamos muito e vamos fazer ainda mais pela Gama, eu e o prefeito Chico. Jamais vou deixar de valorizar o trabalho de vocês, e o que vocês precisarem podem contar com o prefeito e o vice, que sempre iremos valorizá-los. Salve os 80 anos da Guarda Municipal, que Deus ilumine o trabalho de vocês”, disse o vice Odir.

No telão, foram exibidos vídeos que contaram a história da Gama, seu momento atual, e depoimentos de dois personagens marcantes nessa trajetória: o instrutor de policiamento Sebastião Jorge Geraldo e a guarda Elza Maria de Ramos – ambos há 39 anos na corporação. Outros guardas municipais também foram homenageados na solenidade, bem como cidadãos que, voluntariamente, ajudam com serviços e custeios de rotina na corporação.

O presidente da Câmara Municipal, Thiago Brochi apresentou uma moção de aplausos em nome do Legislativo à corporação, e dedicou sua fala aos veteranos que construíram a história da Gama: “Se a Guarda Municipal hoje é grande e será eterna, é graças ao trabalho dos veteranos”, disse.

O diretor comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva agradeceu às homenagens recebidas e aos precursores da guarda: “Esse evento serve para a gente agradecer àqueles que nos antecederam, porque sem eles não teríamos chegado aos 80 anos. Nossa guarda é respeitada no país inteiro. Nós temos a missão de manter isso. Avançamos muito nos dois últimos anos com essa Administração e com os investimentos em armamentos e equipamentos. Muito obrigado”, disse o comandante.

“Não são 80 dias ou 80 meses. São 80 anos. E não é qualquer instituição que sobrevive a tanto tempo prestando serviço com tanta qualidade. Guardas municipais aqui presentes: saibam que vocês têm minha admiração e o meu profundo respeito”, disse o tenente-coronel Adriano Daniel, comandante do 19º BPMI.

“Um orgulho estar aqui para homenagear todos vocês, saibam que vocês sempre terão em mim um parceiro. Não por coincidência, estou de azul hoje. Parabéns e obrigado pelo convite”, disse o delegado da DDM, José Donizete.

Os secretários municipais de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão; de Gestão de Convênios, Vinicius Zerbetto; e de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira também participaram da solenidade.

COmpartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Mais lidas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Polícia

1 mar 2024

Na noite da última quinta-feira (29), um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de recicláveis localizado na Avenida da

Polícia

29 fev 2024

Na tarde desta segunda-feira (26) uma tragédia em São Paulo vitimou fatalmente José Ribeiro, um morador de 60 anos da

Cidades, Polícia

23 fev 2024

Um acidente envolvendo dois caminhões e um automóvel deixou uma vítima fatal na Bandeirantes, em Santa Bárbara d’Oeste, nesta sexta-feira

Polícia

22 fev 2024

Daniel Alves, ex-jogador da Seleção Brasileira, foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro. A sentença

Polícia

21 fev 2024

A vendedora Thamiris Nathalia Rulim, de 32 anos, é a primeira vítima de feminicídio em Piracicaba. Ela foi morta pelo

Polícia

17 fev 2024

Nesta sexta (16) Americana foi palco de um trágico acidente que resultou na morte de Antônio Ivan Moura Caetano, motoboy