Equipes da Gama (Guarda Municipal de Americana) atenderam a uma denúncia anônima de maus-tratos a animais na Vila Mathisen. Ao chegarem ao local, os guardas foram recebidos pelo morador, que permitiu a entrada das autoridades.
Ao adentrarem a residência, os agentes encontraram uma cena perturbadora: um cão de porte médio, morto e enrolado em um tecido vermelho, identificado como uma cadela. Próximo ao corpo, estavam seis filhotes recém-nascidos dentro de uma casinha de cachorro, que se encontrava com a porta voltada para a chuva. Os filhotes estavam molhados e sem alimentação.
Questionado pelos guardas, o morador explicou que a mãe dos filhotes havia morrido há cerca de dois dias e que, devido à falta de tempo, não havia alimentado os filhotes nem solicitado ajuda. Diante da situação, a autoridade de polícia judiciária foi informada e determinou a realização de perícia técnica no local.
O indivíduo foi conduzido à Central de Polícia Judiciária, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência.
Os filhotes foram resgatados e entregues aos cuidados de Cris, responsável pela ONG Anjos Peludos, que prontamente forneceu alimentação e cuidados aos animais.